celebração

Parque Botânico da Vale ganha nova trilha ecológica do Ariri, em São Luís

A inauguração da nova atração será nesta sexta-feira, dia 3 de março, a partir das 9h.

A trilha do Ariri já nasce como a maior do parque, com 604 metros, margeada de espécies florestais características dos biomas amazônico e do cerrado. (Foto: Divulgação)

Este ano o Parque Botânico Vale, em São Luís, celebra 15 anos de fundação.

O aniversário é só em junho, mas as comemorações já iniciaram e neste mês de março, o espaço ganha mais uma trilha ecológica: a Trilha do Ariri! A inauguração da nova atração será nesta sexta-feira, dia 3 de março, a partir das 9h.

A trilha do Ariri já nasce como a maior do parque, com 604 metros, margeada de espécies florestais características dos biomas amazônico e do cerrado.

Ao longo do percurso, o visitante poderá contemplar áreas de mata ciliar, onde podem ser encontrados exemplares de juçara, buriti, ucuúba do brejo, dentre outros, que são palmeiras nativas da região, além de exemplares de ariri.

Por que a trilha do Ariri?

A palmaceae conhecida como Ariri (Syagrus oleracea) é muito presente no estado do Maranhão. A palmeira é facilmente reconhecível pela haste não ramificada e o buquê de folhas pontilhadas no alto.

Espalhada em muitas regiões do Brasil, foi muito utilizada na ornamentação de barracas no período das festas juninas e devido a essa exploração ocorreu uma significativa diminuição de seus exemplares.

É uma espécie com frutos pequenos, muito apreciado pelos animais e a amêndoa que fica dentro do coco, que é consumida pelos humanos e utilizada na culinária popular.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias