MARANHÃO

Banho de Axé e energias positivas iniciam Circuito Beira-Mar do Carnaval 2023

O segundo dia no Circuito Litorânea começou cedo a programação de folia, por volta das 11h.

Foliões aproveitaram a abertura do Circuito Beira-Mar no segundo dia de Carnaval 2023. (Foto: Júnior Foicinha)

Os corações dos maranhenses que são foliões de carteirinha andavam agitados à espera do Carnaval do Maranhão 2023. Neste sábado (18), com muitas atrações locais e nacionais fazendo a folia em trios, além de um Banho de Axé para limpar as energias, os maranhenses e turistas seguem, a todo vapor e alegria pelas avenidas Litorânea e Beira-Mar.

No Circuito Litorânea, a magia e a diversão começaram cedo, logo pelas 11h da manhã, e ficaram por conta das atrações como Chicabana, Igor Kannário, Argumento, Bloco Só Safados e Blocão do Nina.

Circuito Beira-Mar

O Circuito Beira-Mar, folia que iniciava tradicionalmente aos domingos, foi aumentada pela Secretaria de Estado da Cultura (Secma) para ser realizada a partir do sábado (18), totalizando 4 dias de festa. Foram montados dois palcos, sendo o principal na Reffsa e um outro na Praça dos Catraieiros, ao lado da Casa do Maranhão, que integra a trajetória dos trios.

A abertura do Circuito Beira-Mar, que contou com 18 atrações, trouxe destaque para o cortejo do Banho de Axé dos povos de terreiro do Maranhão, garantindo boas energias e a perpetuando a tradição, que chegou a ser suspensa durante o período mais crítico da pandemia. Participaram desta edição 34 terreiros, 11 blocos afros, 11 grupos de capoeira e uma Casinha da Roça.

O evento simbólico, promovido entre as secretarias de Estado da Cultura (Secma) e Igualdade Racial (Seir) fez alusão ao direito da fé e do empoderamento do povo negro e teve como uma das metas demonstrar o quanto os povos africanos, trazidos cativos, contribuíram com a formação da sociedade brasileira e maranhense na linguagem, culinária, costumes, religião e outras manifestações culturais.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias