Arturo Saboia e o resgate de Manoel da Conceição, um símbolo da resistência
O cineasta fala sobre a direção do filme e da importância em retratar a figura de Manoel da Conceição.
Símbolo de resistência à ditadura, Manoel da Conceição terá sua trajetória de vida retratada no filme ‘Minha Perna, Minha Classe’.
Com direção de Arturo Saboia e produção executiva de Cassia Melo, o documentário conta a história do líder camponês, desde sua infância, à criação dos primeiros sindicatos, às perseguições, prisão, à fuga pelos países, até sua libertação.
O lançamento para convidados será no dia 3 de fevereiro às 19h no Palacete Gentil Braga. O projeto tem patrocínio do Governo do Estado do Maranhão e do Grupo Mateus via Lei de Incentivo à Cultura. Arturo Saboia fala sobre como foi dirigir o documentário:
O que podemos esperar do filme Minha Perna, Minha Classe?
Arturo Saboia: O documentário conta a trajetória de Manoel da Conceição, desde acontecimentos marcantes ocorridos em sua infância e juventude, que foram moldando a personalidade dele ao longo de sua vida e que contribuíram para a sua luta contra as injustiças sociais ocorridas durante décadas na área rural do Maranhão.
Como foi dirigir o filme sobre a história desse importante líder camponês?
Arturo Saboia: Criar a linha narrativa para o documentário diante de um personagem de enorme complexidade e que passou por tantas coisas em vida foi um desafio enorme. Manoel tem aquilo que chamam “sabedoria do chão” e uma percepção finíssima da realidade. Adentrar esse universo dele foi algo muito especial para mim e para toda a equipe.
O que mais te chamou atenção nesse trabalho?
Arturo Saboia: O carinho, respeito e admiração que todos aqueles que gravitavam em torno de Manoel tinham por ele, sem dúvida é um dos aspectos digno de atenção. Muitas pessoas se emocionavam profundamente ao falar sobre Manoel. Pessoas nos mais diversos pontos do planeta conhecem e reconhecem a luta dele e de como ele se tornou uma das figuras mais centrais sobre a questão dos direitos humanos.
Que Manoel da Conceição vamos conhecer a partir desse filme?
Arturo Saboia: Acredito que a característica mais proeminente ali impressa sobre Manoel, seja sua resiliência. Uma pessoa que passou por tudo que ele passou, com perseguições a todo instante, ameaças de morte, prisões, separação de sua família, as mais cruéis torturas físicas e emocionais que você nem pode imaginar que um ser humano suporta… e mesmo diante de todas essas adversidades, ele não esmoreceu em sua luta pela defesa dos trabalhadores rurais.
Sobre Manoel da Conceição
Manoel da Conceição morreu no dia 18 de agosto de 2021 na cidade de Imperatriz, onde viveu os últimos anos ao lado da família.
Primogênito do casal de lavradores Maria Leotéria e Antônio Raimundo, Manoel da Conceição nasceu no dia 24 de julho de 1935, no povoado Pedra Grande, no município de Coroatá, estado do Maranhão.
Ele foi perseguido, torturado e exilado, tendo dedicado sua vida à organização da luta pela democracia e pelos direitos dos povos dos campos e das florestas.
Acompanhe e siga nossas redes sociais:
Instagram, Twitter e Facebook, além de compartilhar e comentar. Denúncia, vídeos, fotos e sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641