CORTEJO

Grande público no primeiro dia do Circuito Beira-Mar do Pré-Carnaval do Maranhão

Após dois anos de pandemia, o multicolorido dos cortejos dos blocos tradicionais já deu largada ao Pré-Carnaval do Maranhão 2023.

Pré-Carnaval na Beira-Mar. (Foto: Divulgação/Governo do Maranhão)

Nesse sábado (21), com o cortejos dos blocos tradicionais percorrendo ruas de São Luís, o segundo dia de festa do Pré-Carnaval do Maranhão 2023 teve destaque para as programações da Avenida Beira-Mar, Cohatrac e Anjo da Guarda.

Na Avenida Beira-Mar, no perímetro do Complexo Cultural e Tecnológico da RFFSA, a animação ficou por conta do Bloco GDAM (Grupo de Dança Afro Malungos), Bicicleta do Samba, Bloco Os Apaixonados, Soul Samba, banda Raiz Tribal e Bicho Terra.

Por meio do Carnaval Itinerante, o Pré-Carnaval do Maranhão 2023 chegou aos bairros do Cohatrac, com grupo Tôdimais, Ivan Marques, Gui Muller, Banda Cheiro da Terra, e Gerude e banda; e do Anjo da Guarda, com os grupos Baralho da Madre Deus, Young Samba, Lene Marques, Breno Farra, e Ronald Pinheiro e banda. 

“Iniciamos com o pé direito na Deodoro [no dia 20] com o tradicional cortejo dos blocos e, hoje [dia 21], já estamos aqui no Cohatrac com o nosso Carnaval Itinerante, com muita alegria e diversão, idealizado pelo nosso governador Carlos Brandão. A política do governo é assim, é levar cultura e lazer aos diversos pontos de São Luís e do Maranhão”, afirmou o secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda.

Brincantes na Beira-Mar. (Foto: Divulgação)

Para o bailarino e coordenador do Bloco GDAM, Cláudio Adão, que se apresentou na Avenida Beira-Mar, a sua volta aos palcos nesta retomada da folia é de grande importância, sobretudo por ser uma iniciativa em que o governo do Maranhão está beneficiando não só a classe cultural, mas todo o povo maranhense.

“Esta é uma volta de felicidade, uma volta em que todo o povo maranhense ganha com o Carnaval, graças ao governo do Estado, que teve a sensibilidade de trazer os artistas, a classe cultural, fomentando direta e indiretamente. É de uma importância muito grande para nós. Viva o Carnaval do Maranhão e Axé!”, agradeceu.

A brincante Hanna Coelho, que foi à Avenida Beira-Mar determinada a voltar para casa somente quando acabar a festa, esteve aguardando com muita saudade a volta dos blocos tradicionais, a exemplo do Bloco GDAM e do Bicho Terra.

“Maravilhoso, a expectativa é a melhor possível. A gente sabe que o governo está preparando tudo da melhor forma possível para receber toda essa gente, com muita expectativa positiva, programação maravilhosa, circuito bem preparado, com muita segurança, muita família, amigos, alegria, tudo isso que a gente espera para este Carnaval”, afirmou Hanna Coelho.

Brincante do bloco tradicional Os Apaixonados, Marcos Penha comemora o incentivo do governo do Maranhão e destaca que a ação traz mais ânimo a uma festividade mais bonita ao povo maranhense.

“É uma coisa maravilhosa, é lindo poder fazer o que a gente sabe de bom. Passamos dois anos sem Carnaval e, hoje, poder ter esse público é um presente. Quero agradecer ao governo por nos proporcionar e nos tocar a fazer o que é bonito ao nosso público lindo do estado”, destacou Penha.

Para Ítalo Viegas é preciso que todos curtam com muita segurança, sem brigas ou discriminações, aproveitando ao máximo o retorno da folia. “Minha expectativa é a de que a gente possa se divertir, se reunir sem brigas, com segurança, sem discriminação. E que a gente possa aproveitar essa festa depois de todo esse tempo sem”, pontuou o brincante.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias