DESPEDIDA

Morre, Jeff Beck, um dos maiores guitarristas do mundo, aos 78 anos

Músico morreu nessa terça-feira (10), após contrair minigite bacteriana, informou The Guardian.

Beck foi sete vezes ganhador do Grammy com suas performances na guitarra. (Foto: Reprodução/Instagram)

O guitarrista britânico Jeff Beck, considerado uma das lendas do instrumento, morreu aos 78 anos, nessa terça-feira (10), segundo o jornal The Guardian.

De acordo com o diário, que ouviu o empresário de Beck, ele morreu “subitamente, após contrair meningite bacteriana” e “sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda”.

Recentemente, ele fez uma série de shows com o ator Johnny Depp, de quem era amigo, para divulgar “18”, álbum que fizeram em parceria.

Beck foi sete vezes ganhador do Grammy com suas performances na guitarra. O trabalho “The imagine Project”, sobre a obra de Herbie Hancock, lhe rendeu um oitavo gramofone.

Ele entrou para a banda Yardbirds em 1965, substituindo Eric Clapton, e se tornou conhecido por seus solos incendiários. Considerado um solista inventivo, contribuiu para consolidar o rock’n’roll ao mesmo tempo em que se aventurava a fundi-lo com outros ritmos.

Ao sair do Yardbirds, no qual foi substituído por Jimmy Page, ele fundou o Jeff Beck Group, tendo Rod Stewart como vocalista. O grupo gravou dois álbuns, antes que Stewart optasse pela carreira solo.

Recentemente, ele fez uma série de shows com o ator Johnny Depp, de quem era amigo, para divulgar “18”, álbum que fizeram em parceria. (Foto: KEVIN WINTER / GETTY IMAGES via AFP)

Fãs e famosos se despedem do deus da guitarra

Na nota, além de anunciar a perda, a família contou o motivo da morte e pediu por privacidade. Escreveram por meio da conta oficial do músico.

“Depois de contrair repentinamente meningite bacteriana, ele faleceu pacificamente ontem. Sua família pede privacidade enquanto processa essa tremenda perda”.

Pelas redes sociais, Mick Jagger lamentou a trágica notícia.

“Com a morte de Jeff Beck, perdemos um homem maravilhoso e um dos maiores guitarristas do mundo”, disse.

Gene Simmons, do Kiss, reagiu com emoção.

“Ninguém tocava guitarra como Jeff. Por favor, adquira os dois primeiros álbuns do Jeff Beck Group, e contemple a grandeza”.

Rod Stewart também homenageou o amigo:

“Jeff Beck estava em outro planeta. Ele levou eu e Ronnie Wood para os EUA no final dos anos 1960 em sua banda, o Jeff Beck Group e não olhamos para trás desde então.”

Nascido em Wallington na Inglaterra, Jeff começou a carreira com guitarrista de estúdio, auxiliando na gravação de outros artistas.

Porém foi em 1965 que o talento do músico apareceu para o mundo. Ele entrou para banda The Yardbirds para substituir Eric Clapton, que estava em desacordo com a veia pop do grupo e decidiu buscar novos ares.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias