projeto

Fotógrafo Meireles Jr. lança livro e exposição “olhares Invisíveis Atins”

O projeto tem como frutos um livro com belos registros do vilarejo de Atins e uma exposição com as fotos da obra; cujo lançamento acontecerá em Atins, Barreirinhas e São Luís.

Estamos falando dos 13 guias de turismo da bela região de Atins, que participaram do projeto “Olhares Invisíveis Atins”. (Foto: Divulgação)

Meireles Jr. é um entusiasta do Maranhão e tem usado o seu brilhante dom na fotografia para revelar ao mundo as belezas do seu Estado. O premiado fotógrafo é incansável nessa missão, e emenda um projeto no outro, sempre com o propósito de valorizar o Maranhão.

Mas agora Meireles Jr. foi muito além, unindo esse propósito ao de empoderar pessoas simples para usarem a fotografia também como uma forma de ganharem visibilidade e maior valor agregado ao seu trabalho.

Estamos falando dos 13 guias de turismo da bela região de Atins, que participaram do projeto “Olhares Invisíveis Atins”, concebido por Meireles e viabilizado pela Grupo8 com o patrocínio da Fribal, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.

O projeto tem como frutos um livro com belos registros do vilarejo de Atins e uma exposição com as fotos da obra; cujo lançamento acontecerá em Atins, Barreirinhas e São Luís.

E mais, o perfil no instagram – @olharesinvisiveisatins – no qual os guias estão postando suas fotos e dessa forma, divulgando ainda mais as belezas dessa parte do Parque dos Lençóis Maranhenses, que recentemente foi destacada internacionalmente, na matéria do jornal americano New York Times.

Mas o maior legado do projeto é social, com a capacitação gratuita oferecida os guias turísticos na arte da fotografia, fazendo uso do celular.

Eles tiveram diversas aulas teóricas e práticas em Atins, tendo como mestres Meireles Jr. e fotógrafos convidados: Veruska Oliveira, Bidney Mendes e Daniel Martins. Os guias de diferentes idades e perfis puderam aprender técnicas sobre ângulos, iluminação, perspectiva entre outras questões essenciais para uma boa fotografia.

Agora já formados, receberão um diploma do curso; exemplares do livro contendo suas próprias fotografias para comercializarem ou usarem como portfólio, e mais que tudo, o protagonismo de poderem oferecer aos clientes um serviço diferenciado, tendo a arte da fotografia profissional como passaporte para uma vida melhor.

“O Grupo Fribal sente-se honrado em ter viabilizado esse projeto, com um forte impacto positivo no turismo maranhense”, disse o Presidente do Grupo Fribal Carlos Francisco de Oliveira.

Segundo ele, o grupo acredita que os guias de turismo, agora capacitados na arte da fotografia, ajudarão a divulgar ainda mais essa bela região, assim como terão mais trabalho e renda.

“Já somos parceiros do Meireles Jr. patrocinando diversos projetos seus, sempre reiterando o nosso orgulho pelo Maranhão, suas belezas e potencialidades” declarou.

O projeto também vai impactar positivamente o setor hoteleiro, que passa a contar com a oferta mais ampla de serviços por parte dos guias; o que foi muito bem recebido pelos empresários da hotelaria de Atins:

“O Projeto Olhares Invisíveis ocupa um espaço importante na capacitação dos profissionais de turismo, pois viabiliza a oferta de conhecimento em uma habilidade que os guias ainda não possuem’, disseram Saulo Prazeres e Jethro Raposo, sócios do hotel Vila Aty Eco Lodge.

“Consequentemente, teremos melhor qualidade no serviço prestado, com lindos registros das paisagens da região” declaram.

O veterano fotógrafo Edgar Rocha declarou no prefácio do livro que está encantado com os resultados: “Fiquei impressionado com as fotos deles, feitas com o celular. A dedicação dos guias em aprender me fascinou. É um exemplo do poder transformador da fotografia. Uma iniciativa que começa neste lindo povoado e pretende percorrer outros paraísos naturais do Maranhão e do Brasil” diz o mestre.

“Senti a necessidade de começar o projeto Olhares Invisíveis por Atins, devido ao imenso potencial turístico desse que é um dos locais mais belos do planeta. Estou muito grato a todos que nos apoiaram lá, e à Fribal e ao Governo do Estado que viabilizaram esse sonho. O projeto deixa um forte legado entre os guias de Atins e a nossa intenção é não parar, mas levar essa proposta de capacitação e melhoria do turismo e das pessoas que trabalham na economia criativa a mais lugares. O Maranhão e o Brasil podem ganhar muito com o turismo e com esse projeto. Que esse seja só o começo” avisa Meireles Jr.

Os eventos de lançamento serão abertos ao público e um programa imperdível para os amantes da fotografia. Em Atins no dia 25.01 acontece uma roda de conversa com os guias turísticos às 14h na pousada Vila Camurim e às 19h o lançamento do livro na pousada Villa Aty.

Em Barreirinhas, no dia 26.01 às 19h acontece a exposição fotográfica na sede da empresa Pé N´Areia Ecoturismo. Em São Luís, o lançamento do livro com exposição de fotos será dia 30.01 (segunda – feira) às 19H, na Livraria AMEI no São Luís Shopping.

O livro “Olhares Invisíveis Atins” tem 82 imagens belíssimas, e todas de autoria dos guias, distribuídas em 128 páginas, em edição bilingue (português e inglês). A obra faz também uma homenagem ao empresário e artista plástico Antônio Carlos Buna, um pioneiro desbravador da hotelaria em Atins.

Os guias e autores das fotos foram descritos por Meireles Jr. como “os donos do olhar”: Antônio Carlos Alves Catarino; Antônio Carlos Diniz, Denilson Diniz, Fernando Brito, Inaldo Gomes Jr., Júnior Andrade, Lucia Rodrigues Silva, Mailson Aguiar, Marivaldo Morais Farias, Monalisa Catarino, Railson França Neves, Raimundo Nonato Santos e Wanderson Aguiar.

“Gosto muito de trabalhar com turismo, pois conhecemos muitas pessoas legais. Meu sonho após esse projeto é crescer mais nessa profissão, fazer belas fotos dos meus clientes e ganhar mais com esse serviço, para dar uma vida melhor para o meu filho Raul de 10 anos. Já recebei até elogios pelas fotos que fiz após esse curso. Estou empolgada” revela Monalisa Porto Catarino, que trocou a profissão de técnica de enfermagem pela de guia de turismo.

Ela é nascida em Atins e vem de uma família de pescadores. Monalisa descobriu o projeto através do marido Raimundo Nonato Santos, que também é guia e fez o curso junto com ela.

Os dois também levaram o pai dela, o pescador Antônio Carlos Catarino, o aluno mais experiente do projeto, com 54 anos e muito conhecimento das belezas da região; assim como outro veterano, o guia Antônio Carlos Diniz, de 45 anos, conhecido como “1.000 Horas.

Já Maílson Santos Aguiar tem 20 anos, seu pai é pescador e a mãe é marisqueira em Atins. Há dois anos Maílson trabalha com passeios turísticos com cavalos na região. Ele não tinha nenhum conhecimento de fotografia, mas tomou coragem para fazer o curso, se empenhou e agora formado, já sonha com o crescimento na renda mensal através das fotos:

“Não sabia nada, mas aprendi muito no projeto. O mais difícil foi aprender a fazer fotos panorâmicas, mas agora sei usar esse recurso para revelar as belezas de Atins, que são muitas. Poder oferecer um serviço ainda melhor para os turistas e melhorar de vida com a fotografia me deixa muito feliz. Sou muito grato Meireles Jr. e a todos do projeto” declarou Maílson.

Maílson, Monalisa, seu Antônio Carlos Catarino e todos os 13 guias do projeto que já conheciam cada palmo das belezas de Atins, agora estão à disposição dos turistas para eternizar essas belezas e experiências únicas através da fotografia digital; com a vantagem de já terem um olhar apurado e estético sobre a região.

Para o Maranhão, “Olhares Invisíveis Atins” é também a oportunidade para levar ainda mais longe todas as belezas de Atins e dos Lençóis Maranhenses. Orgulhosamente, do Maranhão para o Mundo!

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias