FOLIA

Cortejo de blocos agita pré-carnaval de São Luís

Cerca de 10 blocos tradicionais esquentam os foliões com animação, nas ruas do Centro de São Luís, nos fins de semana de pré-carnaval.

As Batucadas refletem a vivacidade e o ritmo dos grupos que arrastam foliões. (Foto: Divulgação)

Os blocos tradicionais do pré-Carnaval e do Carnaval do Maranhão agitaram os foliões, no final de semana, durante as festividades do pré-Carnaval 2023, do Governo do Estado.

O ponto de concentração dos brincantes foi a Praça Dedoro, local de onde eles partiram para a Rua Grande, em seguida foram apara a praça João Lisboa e encerraram o trajeto na Praia Grande.

“Nossa segunda semana de pré-Carnaval com muita alegria, muita segurança. Esse Carnaval é idealizado pelo governador Carlos Brandão e está sendo sucesso de público. São dias de muita festa, muita alegria e de muita geração de renda para famílias”, pontuou o secretário de Cultura, Yuri Arruda.

As batucadas refletem a vivacidade e o ritmo dos grupos que, por onde passavam, arrastavam as pessoas. Ao todo, foram cerca de 10 blocos tradicionais que esquentaram os foliões e marcaram, com animação, as ruas do Centro de São Luís.

As batucadas nos tambores são feitas com as mãos espalmadas, com força e precisão nos intervalos entre uma batida e outra para que haja cadência. Cada bloco tradicional possui um figurino próprio muito colorido.

Turista da Bahia, o artista Jeferson Marques, falou sobre a experiência de acompanhar pela primeira vez o cortejo dos blocos tradicionais. “Isso é lindo. É a primeira vez que assisto essa festa maravilhosa As roupas chamam muita atenção, é bem ancestral”, disse Marques.

Além da animação, das vestimentas e muita energia positiva, a diversidade de público também marcou o cortejo dos blocos. Crianças, idosos e turistas estavam presentes no evento, que tomou conta dos principais pontos do Centro da cidade.

“Muito legal a iniciativa do governo para fazer um pré-Carnaval aqui em São Luís do Maranhão. Como turista estou achando muito legal”, destacou o servidor público Dionísio Zendrini, que mora em Apucarana, no Paraná. Ele está passando férias pela primeira vez em São Luís com a família.

Um ponto alto do cortejo foi já no final onde cada grupo fez uma pequena apresentação em um palco montado na praça Nauro Machado, o que empolgou o público presente. “É muita alegria, é muito bom. Pra mim é uma terapia eu amo o Carnaval do Maranhão”, afirmou a servidora pública Laice Martins.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias