FESTIVIDADES

Tradições de Natal: momento de reunir a família

Seja uma troca de presentes ou assistir a um filme clássico de natal todo ano, o Natal é feito com tradições.

Até mesmo o ato de montar a árvore junto com a família pode se tornar tradição. (Foto: Reprodução)

O Natal, festa cristã comemorada no dia 25 de dezembro, é anualmente comemorado no Brasil e em diversas partes do mundo, com as festividades é comum encontrar tradições criadas para deixar a data ainda mais especial para a família.

Novas, antigas, diferentes, comuns, não importa, uma tradição de Natal é uma forma de expressão de amor e continuidade. Por isso, em muitas casas são feitas essas manifestações do espírito natalino, sejam elas mais simples, como troca de presentes, preparar juntos uma sobremesa especial, fazer orações antes da ceia ou mais diferenciadas.

O fato é: Natal por si só já é uma grande tradição e vale a pena deixar um pouco mais aconchegante com a realização de projetos em família. O estudante de Design, João Victor Ferreira, conta como já virou tradição a família inteira se deslocar para a casa da avó e começar os preparativos para o Natal.

“É bem tradicional, todos vão chegando na semana, ali nos reunimos, saímos pela cidade, aprontamos a ceia, toda a decoração e esperamos com toda a família”, relata.

Para João, celebrar anualmente os costumes com quem ama é importante “porque é um momento que vemos familiares distantes, vemos primos, tios, o tiozão do pavê, ficamos unidos, todos juntos em clima de celebração, acho que precisamos muito desse clima de felicidade principalmente pelos momentos que todos nós passamos”.

Por mais simples que seja, o ato de estar com os entes queridos em uma data que marca o nascimento de Jesus Cristo e criando juntos uma tradição familiar é significativo para muitos, não necessariamente o momento deve estar totalmente ligado às convenções das festividades de fim de ano.

Na casa de Erick Fernando, que trabalha como Auxiliar de Almoxarifado, a tradição natalina não segue o convencional.

“Temos a tradição de logo após a ceia de natal assistirmos Exterminador do Futuro 2 e Duro de Matar, nesta ordem. Nos juntamos em frente a TV e comentamos sobre o filme, todo ano os mesmo comentários”, ele informa.

Ele vê esses momentos como especiais e divertidos e explica que o costume começou porque esses dois filmes são os favoritos da sua mãe e do seu tio (irmão da mãe dele).

A herança feita durante o Natal cabe a cada família escolher, mas o significado se preserva em cada costume e tradição criada e passada ao longo dos anos, trazendo boas lembranças que serão guardadas e contadas no próximo Natal.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias