2023

Previsões: o que esperar do novo ano

O Imparcial consultou três pessoas, o babalorixá Ile Axé Akorõ D’ogum Pai Itabajara, o babalorixá Pai Fernando Solon, e o tarólogo Gusacain Solrak.

Para quem acredita, é uma ótima forma de se preparar para o ano que chega. (Foto: João Bidu)

O ano de 2022 foi bom ou ruim pra você? Aconteceu o que você esperava, muita coisa deixou de ser realizada? Foi o que você desejou? Pois é, não temos controle da vida, não sabemos oque vai acontecer amanhã. Mas há pessoas que tem o dom de prever, o dom da vidência, que são místicas, e podem dar um panorama do que se pode esperar de 2023.

Eu entrevistei o babalorixá Ile Axé Akorõ D’ogum Pai Itabajara, o babalorixá Pai Fernando Solon, e o tarólogo Gusacain Solrak, maranhense, descendente de cigano. Para muitos, será um ano como outro qualquer, para outros, o novo ciclo pode significar o início de uma nova jornada.

Você acredita em misticismo? Tem curiosidade de saber o que vai acontecer nos campos da política, esporte, cultura… quer saber como vai ser 2023? Vamos saber o que eles disseram?

O Pai Fernando Solon falou sobre quais orixás serão regentes em 2023 e aproveitou para dizer qual será a cor de roupa ideal para romper este ano novo. “Oxum é quem vai reger o ano de 2023, juntamente com nosso pai Oxalá. Será um ano calmo, devido a calmaria de Oxum, em um ano que será de muita mudança e muitos desafios. A cores ideais para a virada do ano serão branco com amarelo, que são as cores que representam as entidades”, disse.

De Oxum, pode-se esperar um ano de compreensão, dinamismo, amor ao próximo, o amor inclusive ao próprio sagrado. Oxalá trará paz, quietude, harmonia, esperança, equilíbrio, e a busca pelo espiritual.

Pai Fernando Solon (Foto: Arquivo Pessoal)

Com o Pai Itabajara, falei sobre economia, saúde, cultura, política. Sobre o Brasil, veja o que os búzios falaram. “É um momento inovador, que todo mundo está com uma energia muito boa voltada para o Brasil, e lógico que isso é bom porque energia boa atrai energias boas. Vai ser um ano com muitos altos e baixos, mas vai ser também de visibilidade no quesito cultura, na religiosidade de matriz africana em geral, e outros segmentos religiosos, que vão ter vez e voz. Porém, continuaremos assombrados pela pandemia, ainda que leve, mas que continuará atuando. As previsões não falam de uma nova doença, mas temos que continuar tratando essas que já estão aí”, disse Pai Itabajara. Sobre perdas, ele disse que logo no início do ano haverá duas perdas de famosos.

Quanto à expectativa no Maranhão, ele disse que o novo governo tende a ganhar muita visibilidade no primeiro semestre, que vai ser um ano bom para o governo e para seus aliados, e que a chance de fazer a diferença será logo no primeiro semestre.

Pai Itabajara (Foto: Arquivo Pessoal)

No tocante à Cultura, o jogo de búzios aponta que será um ano muito turbulento, um ano incerto, onde muitas pessoas vão entrar e vão sair, prejudicando o andamento dos projetos. “Um ano muito instável para as pessoas que vão trabalhar diretamente com a cultura e automaticamente os grupos, agremiações, artistas, acabarão sofrendo por isso. Em outras palavras, vai haver muita mudança e isso vai atravancar os projetos de quem depende da cultura do estado”.

De acordo com Pai Itabajara, os orixás que vem comandando o ano são Exu e Oxum, com forte influência de Obaluaê. “Exu representa o guardião das ruas, o mensageiro dos orixás, irmão de Ogum. Não é demônio, como muitos pensam, é o que leva e traz as mensagens. É o encarregado de toda essa energia de ida e vinda. A Oxum é uma entidade que comanda o panteon das águas doces, da riqueza, do ouro, também é a deusa do amor. Obaluaê, que aparece como o guardião das doenças, é o orixá que está ligado diretamente às doenças. Como ainda não terminamos o ciclo da pandemia, ele está aí tentando nos proteger desses males”, disse o babalorixá.

Nota da repórter: O Orixá Regente é pertinente a cada comunidade que está solicitando a informação, ou seja, as repostas podem variar, de acordo com a linha específica do segmento.

O que dizem as cartas

As cartas foram jogadas, e de acordo com o tarólogo Gusacain Solrak, o ano de 2023 será regido pela lua e será muito promissor, pois a comunicação será mais rica entre os governantes, haverá mais coesão entre os governos, e vários projetos capacitarão pessoas vulneráveis.

O ano de 2023, segundo as cartas será um ano mais tranquilo e leve que o 2022. A paz e a harmonia irão reinar, a espiritualidade também estará em alta, e o ano será bem melhor em todos os aspectos. “Temos que cuidar mais do nosso lado emocional, estar enquadrado no alto conhecimento e sempre fortalecendo o amor-próprio. A dica para 2023 é investir no amor-próprio”, disse o tarólogo.

No esoterismo, o ano será regido pelo satélite lua, que, segundo Gusacain Solrak mexe com o equilíbrio emocional e o poder intuitivo das pessoas. “A lua traz muita intuição e favorece com que as pessoas pensem mais ao tomar decisões, na visão geral das coisas. As pessoas farão grandes escolhas. Essa regência vai facilitar com que as coisas, planos e projetos sejam mais bem desenvolvidos, mais bem planejados”.

Para o final do ano, o tarólogo diz que a cor da roupa a ser usada deve ser a de preferência da pessoa, ou roupas coloridas que trazem mais alegria e positividade para o ano de 2023.

Tarólogo Gusacain Solrak (Foto: Arquivo Pessoal)

Previsões – Tarólogo Gusacain SolrakNo Maranhão – Em visão geral, o governo trará melhorias na saúde e na segurança pública, com intensificação das ações preventivas e de combate à criminalidade.

  • Na economia – Haverá um alto desempenho em comparação ano anterior.
  • No esporte – Será o ano do Sampaio Correia. O time deve aparecer em várias situações nacionalmente.
  • Na cultura – O Maranhão deverá viver muitos momentos com bastante festivais de música e arte, que vão atrair muito público para o estado.
  • Na saúde – O estado não vai viver grandes situações com doenças, mas a população deve continuar se prevenindo com as doenças e males já existentes.
  • Morte – Haverá a morte de um político internacional ligado aos Estados Unidos, que vai causar grande repercussão em todo o mundo. “Alguém que não consegue terminar um mandato e que será afastado por motivos de saúde, ou por morte”.
  • Presidente Lula – Em relação ao presidente Lula, as cartas dizem que ele goza de boa saúde e que vai conseguir concluir o mandato dele com grandes projetos, grandes obras e grandes avanços, porém será um governo em que ele terá que superar a oposição, que fará muita cobrança.
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias