Conheça a história por trás da figura natalina do Papai Noel
A figura do bom velhinho conhecida na atualidade é fruto de uma campanha publicitária da Coca-Cola, lançada na década de 20.
Personagem popular das festas natalinas, o Bom velhinho ganhou o coração das crianças em todo o mundo com sua barba branca, roupas vermelhas, carisma e presentes. Existe o costume de representar o personagem para manter a tradição viva entre as crianças, como é o caso de Fernando Manoel da Silveira, um Analista de Sistemas que há cerca de 6 anos usa os trajes do Papai Noel neste período do ano.
Para ele, é uma honra poder incorporar essa figura natalina durante esses dois últimos meses. “O Natal é a época do ano em que as pessoas mais se confraternizam e estão abertas ao perdão, a paz, a união e, consequentemente, a felicidade. O Papai Noel se apropria dessa data e traz felicidade para as crianças, dá presentes e doces. As pessoas já estão abertas ao amor e o Papai Noel simboliza isso tudo”, destaca Fernando. Mas você sabe a história por trás dessa figura tão única?
Reza a lenda que o Papai Noel voa em seu trenó mágico na noite de Natal, puxado por oito renas voadoras, e visita casas para deixar presentes. Todo ano ele sai de sua casa, no Polo Norte, e faz o roteiro de passar pelo mundo entregando brinquedos. Apesar disso, sua origem histórica está ligada a São Nicolau de Mira.
Também conhecido como Nicolau Taumaturgo, o São Nicolau foi um bispo que viveu entre os séculos III d.C. e IV d.C., em uma região da Ásia onde hoje fica a Turquia e acabou ganhando notoriedade pela sua generosidade.
Nascido em família rica, Nicolau perdeu os pais muito cedo e herdou a herança e usava o dinheiro para dar presentes aos pobres, especialmente para crianças órfãs. Por isso, a fama na Igreja Católica se tornou muito forte.
A figura do Papai Noel, formada ao longos dos anos, se assemelha a do bispo, o velhinho de barba branca, roupas vermelhas, que distribuía presentes e tinha alma caridosa. Além dele, também acredita-se que a figura natalina tem influência nórdica, de Odin.
A mitologia nórdica mostra Odin como responsável pela entrega de presentes para as pessoas durante o Yule (ou Jól), festival que acontecia durante o solstício de inverno e, para realizar essa tarefa, Odin ia montado em seu cavalo voador de oito patas, Sleipnir, uma referência clara às oito renas do Papai Noel.
Odin e São Nicolau foram associados à figura do Papai Noel devido ao processo de cristianização sofrido pelo Norte da Europa no século X. Com isso, o Yule, comemorado em 21 de dezembro, por exemplo, foi substituído pelo Natal, datado em 25 de dezembro. E Odin teve sua imagem mudada para São Nicolau, essa figura tradicional cristã.
Com o tempo, a imagem do Papai Noel foi sendo aprimorada e se inserindo no imaginário popular. O bom velhinho da atualidade foi resultado de uma campanha publicitária da Coca-Cola, publicada entre 1920 e 1930, que trouxe a representação do Papai Noel como conhecemos hoje.