HOMENAGEM

Cantor e compositor Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, completaria 110 anos

O cantor e compositor foi o principal responsável por apresentar a música nordestina ao restante do país e, apesar de ter morrido há mais de 30 anos.

O artista nasceu em 1912, em Pernambuco, e morreu em 1989, no mesmo estado. (crédito: José Lourenço/Divulgação)

Na última terça-feira (13) foi dia de celebrar a cultura brasileira, mais especificamente um ritmo musical que nasceu no Nordeste e se espalhou por todo o Brasil, o forró.

Nesse dia 13 de dezembro, o sanfoneiro Luiz Gonzaga, considerado o Rei do Baião, completaria 110 anos se vivo estivesse. O artista nasceu em 1912, em Pernambuco, e morreu em 1989, no mesmo estado.

O cantor e compositor foi o principal responsável por apresentar a música nordestina ao restante do país e, apesar de ter morrido há mais de 30 anos, em decorrência de uma parada cardiorrespiratória, seu legado continua vivo e suas canções seguem marcando a vida dos brasileiros.

Xote das MeninasAsa BrancaVem MorenaPagode RussoNuma Sala de Reboco, entre outras, são canções que fazem parte da playlist dos amantes do forró.

Prova de que o talento e importância de Gonzaga para a música nordestina continua vivo na memória dos brasileiros são os números que suas obras seguem alcançando na atualidade.

O artista tem mais de 630 mil ouvintes mensais no streaming de música Spotify e suas canções mais famosas, como A Vida do Viajante, tem mais de 10 milhões de reproduções na plataforma.

No Youtube, os números são igualmente surpreendentes. O vídeo da música Asa Branca, em parceria com o cantor Fagner, por exemplo, tem 42 milhões de visualizações.

Outro, uma parceria com a cantora Elba Ramalho na canção Sanfoninha Choradeira, acumula 14 milhões de reproduções.

Show do músico Luiz Gonzaga. De acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Asa Branca é uma das músicas mais tocadas em festas juninas. (Foto: CB/DA.Press)

Dono de uma das músicas mais populares do Brasil

Em 1947 Gonzaga gravou a música Asa Branca. A canção foi escrita pelo sanfoneiro e por Humberto Teixeira em 3 de março daquele ano e se tornou o maior sucesso do Rei do Baião e uma das músicas mais populares do país.

De acordo com o Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD), Asa Branca é uma das músicas mais tocadas em festas juninas.

Na década de 2010, a música ficou em terceiro lugar no ranking das canções mais usadas na festividade nordestina. Além disso, segundo relatório do Escritório, divulgado em setembro de 2022, ela é a terceira música mais regravada da história do Brasil, com 366 interpretações.

A música fala sobre a seca no sertão nordestino sob o olhar de um roceiro. A forma como o cantor descreve as paisagens, a sazonalidade e os animais rendeu a Gonzaga o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE).

O nome da canção é inspirado na ave asa-branca, uma espécie de pombo que possui natureza migratória e consegue voar a longas distâncias e altitudes.

Logo após esse sucesso, mais precisamente em 1950, Gonzagão se consagrou como o Rei do Baião e a voz mais popular da música nordestina.

Baião é um gênero musical e de dança popular na região Nordeste, ele deriva do lundu — dança e canto de origem africana introduzida no Brasil pelos escravizados vindos da Angola — e utiliza muito instrumentos musicais como viola caipira, triângulo, flauta doce e sanfona.

Luiz Gonzaga é o artista mais tocado em festas juninas. Suas músicas ocupam o topo da lista de mais reproduzidas nessa ocasião.

“Olha pro céu”, por exemplo, ficou em segundo lugar como a música mais ouvida em São João da última década, ficando atrás somente de “Festa na roça”, autoria do cantor Mario Zan.

“Pagode Russo”, é outra composição de Gonzagão que está entre as mais usadas em festas juninas, tendo sido a mais tocada no ano de 2010. Ela é também a quinta canção de autoria do sanfoneiro mais ouvida no período entre 2016 e 2020.

Acompanhe e siga nossas redes sociais:  InstagramTwitter Facebook, além compartilhar e comentar. Denúnciavídeosfotos sugestões: Mande no Whatsapp – (98) 99144-5641

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias