Shakira recusa convite para cantar na Copa Mundo 2022 do Catar
Além da cantora colombiana, outros nomes da música como Dua Lipa e Rod Stewart também negaram a participação.
A cantora colombiana Shakira recusou o convite da Federação Internacional de Futebol (FIFA) para participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo do Catar, no próximo dia 20, no estádio Al Bayt. A artista foi a intérprete da música tema do mundial de 2010, na África do Sul, Waka Waka, que se tornou viral mesmo após o campeonato.
De acordo com a jornalista Adriana Dorronsoro, do El programa de Ana Rosa, da TV espanhola, a cantora declinou do convite sem dar muitos detalhes. Ainda de acordo com a reportagem, a cantora pode ainda participar de outras ações ligadas à Copa do Catar.
Já o cantor sul coreano, Jungkook, da banda BTS, já foi visto no Catar, o que reforça as especulações de que o grupo deve fazer parte do evento. Outro nome que circula nos bastidores é da banda Black Eyed Peas que poderá fazer parte da cerimônia de abertura. A Fifa ainda não confirmou a participação deles nas atrações.
Negativas
Além da colombiana, a cantora Dua Lipa e o músico britânico Rod Stewart também preferiram ficar de fora da cerimonia. Stewart revelou que recusou uma proposta milionária para se apresentar na Copa.
Ao jornal The Sunday Times, o britânico afirmou que não poderia participar da cerimônia de abertura da Copa do Mundo pois uma de suas obras mais famosas é a canção The Killing of Georgie, que é sobre o assassinato de um amigo gay na década de 1970. Como homossexualidade é considerada ilegal no Catar, ele não poderia cantar o ‘hit’.
O país sede do Mundial tem sido criticado mundialmente por sua política de direitos humanos e ameaças com prisões para quem desobedecer as leis, baseadas no Alcorão.
Informações do jornal britânico The Guardian garantem também que milhares de trabalhadores imigrantes morreram nas obras para a Copa do Mundo de 2022. De acordo com o veículo, os imigrantes eram de países como Índia, Bangladesh, Paquistão e Sri Lanka.