São Luís terá exposição com acervo sobre diversidade do Patrimônio Imaterial Brasileiro
A abertura será a partir do dia 1º de dezembro, na Casa do Maranhão (Centro Histórico de São Luís), às 18h. A entrada é gratuita.
Conhecer um pouco mais de perto o que o Brasil tem de mais valioso quando o assunto são bens culturais.
Esta é a proposta da “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos”, que chega a São Luís a partir do dia 1º de dezembro, na Casa do Maranhão (Centro Histórico de São Luís).
A abertura será às 18h, com apresentação do tambor-de-crioula Turma dos Crioulos. A entrada é gratuita.
Trata-se de uma exposição interativa, que apresenta os 52 bens culturais registrados como patrimônio cultural Imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A exposição, que é produzida pela carioca LP Arte, com apoio da Secretaria de Estado de Cultura, e tem curadoria do historiador Luciano Figueiredo e direção de arte de Ronald Teixeira, chega à capital maranhense no mês em que são comemorados os 25 anos de reconhecimento de São Luís como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco.
Também em dezembro são celebrados três anos de reconhecimento do Complexo Cultural do Bumba-Meu-Boi como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.
O centro histórico foi escolhido como local da mostra por reunir e celebrar o acervo arquitetônico que integra o patrimônio mundial e, também, por ser ponto de encontro de diferentes manifestações populares que fazem parte da vida cultural da cidade.
“No dia 6 de dezembro, São Luís completa 25 anos de reconhecimento como Patrimônio Cultural Mundial pela Unesco”, São Luís terá exposição com acervo sobre a diversidade do Patrimônio Imaterial Brasileiro.
“Nada mais adequado para a cidade que respira cultura e história que receber uma exposição com a reunião de todo o patrimônio do Brasil, possibilitando um despertar das novas gerações para a importância do reconhecimento e da preservação desses bens”, destacou.
Além do bumba-meu-boi do Maranhão, foram declarados Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Unesco também: o Samba de Roda do Recôncavo Baiano; a Arte Kusiwa – pintura corporal e arte gráfica Wajãpi; Frevo; Círio de Nossa Senhora de Nazaré e a Roda de Capoeira.
Todo o conteúdo da Mostra “Manifestações Culturais do Brasil – A Celebração Viva da Cultura dos Povos” é apresentado ao público através de fotos, vídeos, objetos de museus, sons e um rico acervo composto por peças de colecionadores e artesãos.
Estarão em ambientes ricamente cenografados e com textos didáticos (em português, inglês e espanhol), que permitem a compreensão do público sobre a importância desses bens para a cultura brasileira.
A Casa do Maranhão receberá uma cenografia festiva, que convida o público para este mergulho cultural num Brasil vibrante e múltiplo. Uma verdadeira viagem e imersão pelo país, sem sair de São Luís.
“Esta é uma possibilidade de apresentar ao público do Maranhão toda a diversidade da cultura brasileira”, disse Luiz Prado, idealizador e coordenador de produção.
Segundo ele, será um acervo composto por mais de 800 peças, fotos, vídeos e experiências interativas sobre as manifestações culturais que acontecem de Norte a Sul do país.
“Por reunir tanta riqueza em único espaço e dada a importância de se conhecer, valorizar, preservar e se reconhecer nestas tantas expressões culturais, vamos permanecer em temporada com exposição até o mês de março de 2023, na Casa do Maranhão”, destacou
Dentro das atividades da exposição, está um projeto educativo com foco em ampliar a percepção de crianças e jovens sobre o universo do patrimônio cultural.
As atividades contemplam transporte gratuito para alunos de escolas públicas, produção de cartilhas educativas, material didático para sensibilização de professores, além de uma equipe de monitoria preparada para realizar ações de interatividade com o público visitante, principalmente estudantes.
Entre os bens imateriais registrados no Brasil, em âmbito nacional, fazem parte da Mostra o Ofício das Baianas de Acarajé, o Ofício dos Mestres de Capoeira e a Roda de Capoeira.
Regionalmente (NE), o Teatro de Bonecos do Nordeste, a Literatura de Cordel, Matrizes Tradicionais do Forró, o Repente, Fandango Caiçara, Modo de fazer Viola de Cocho, Jongo do Sudeste, Saberes e práticas associadas ao Modo de Fazer Bonecas Karajá e Ritxókò: expressão artística e cosmológica do Povo Karajá.
Do Maranhão, o Complexo Cultural do Bumba-meu-Boi do Maranhão e o Tambor de Crioula (veja lista completa, por região e por estado, ao fim do texto).
O que é Patrimônio Cultural Imaterial
Durante mais de 20 anos, o Iphan tem registrado patrimônios imateriais brasileiros.
O conceito estabelecido pelos artigos 215 e 1216 da Constituição Federal de 1988, é composto por bens de natureza material e imaterial, incluídos os modos de criar, fazer e viver dos grupos formadores da sociedade brasileira.
Os bens culturais de natureza imaterial dizem respeito àquelas práticas e domínios da vida social que se manifestam em saberes, ofícios e modos de fazer; celebrações; formas de expressão cênicas, plásticas, musicais ou lúdicas e nos lugares, tais como mercados, feiras e santuários que abrigam práticas culturais coletivas.
A definição se alinha à Convenção da Unesco para a Salvaguarda do Patrimônio Cultural Imaterial, ratificada pelo Brasil em 1° de março de 2006, e define como patrimônio imaterial:
“As práticas, representações, expressões, conhecimentos e técnicas – junto com os instrumentos, objetos, artefatos e lugares culturais que lhes são associados – que as comunidades, os grupos e, em alguns casos, os indivíduos reconhecem como parte integrante de seu patrimônio cultural”.
O que é patrimônio pelo Brasil
BRASIL
- Ofício das Baianas de Acarajé
- Roda de Capoeira
- Ofício dos Mestres de Capoeira
(Bens culturais reconhecidos como Patrimônio Cultural do Brasil e que aparecem em todo o território nacional).
REGIÃO NORTE
- Amapá
- Arte Kusiwa
- Marabaixo
Amazonas
- Cachoeira de Iauaretê
- Sistema Agrícola Tradicional do Rio Negro
- Complexo Cultural do Boi Bumbá do Médio Amazonas e Parintins
Pará
- Círio de Nossa Senhora de Nazaré
- Festividades do Glorioso São Sebastião na região do Marajó
- Carimbó
- Modo de fazer Cuias do Baixo Amazonas
Tocantins
- Saberes e Práticas associados ao modo de fazer bonecas Karajá
- Ritxókò – Expressão artística e cosmológica do povo Karajá
REGIÃO CENTRO-OESTE
Distrito Federal
- Literatura de Cordel
- Teatro de Bonecos popular do nordeste
- Matrizes Tradicionais do forró
- Repente
Goiás
- Festa do Divino Espírito Santo de Pirenópolis
- Romária de Carros de Bois da festa do divino pai eterno de Trindades
- Saberes e práticas associados ao modo de fazer bonecas Karajá
- Ritxókò – Expressão artística e cosmológica do povo Karajá
Mato Grosso
- Modo de fazer viola de cocho
- Ritual Yaokwa do povo Indígena Enawene Nawe
- Saberes e práticas associados ao modo de fazer bonecas Karajá
- Ritxókò – Expressão artística e cosmológica do povo Karajá
Mato Grosso do Sul
- Modo de fazer viola de cocho
- Banho de São João de Corumbá e Ladário
REGIÃO NORDESTE
Alagoas
- Ciranda do Nordeste
- Teatro de bonecos popular do Nordeste
- Literatura de Cordel
- Matrizes Tradicionais do Forró
- Repente
Bahia
- Festa do Senhor do Bom Jesus do Bonfim
- Samba de roda do recôncavo Baiano
- Bembé do Mercado
- Literatura de Cordel
- Matrizes Tradicionais do Forró
Ceará
- Festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio de Barbalha
- Literatura de Cordel
- Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
- Matrizes Tradicionais do Forró
- Repente
Maranhão
- Complexo Cultural do Bumba meu boi do Maranhão
- Tambor de Crioula do Maranhão
- Literatura de Cordel
- Matrizes Tradicionais do Forró
- Repente
Paraíba
- Feria de Campina Grande
- Literatura de Cordel
- Ciranda do Nordeste
- Teatro de Bonecos popular do Nordeste
- Matrizes Tradicionais do Forró
- Repente
Pernambuco
- Feira de Caruaru
- Frevo
- Maracatu de Baque Solto
- Maracatu Nação
- Cavalo-Marinho
- Caboclinho
- Matrizes Tradicionais do Forró
- Ciranda do Nordeste
- Repente
- Literatura de Cordel
- Teatro de Bonecos Popular do Nordeste
Piauí
- Produção tradicional e práticas socioculturais associadas à cajuína no Piauí
- Literatura de Cordel
- Matrizes tradicionais do forró
- Repente
Rio Grande do Norte
- Festa de Sant’Ana de Caiocó
- Literatura de Cordel
- Teatro de bonecos popular do Nordeste
- Matrizes tradicionais do forró
- Repente
Sergipe
- Modo de fazer renda irlandesa
- Literatura de Cordel
- Matrizes do Forró
- Repente
REGIÃO SUDESTE
Espírito Santo
- Jongo do sudeste
- Ofício das paneleiras de Goiabeiras
- Matrizes do Forró
Minas Gerais
- Modo artesanal de fazer queijo de minas, nas regiões do Serro e das Serras da Canastra e do Salitre
- Toque dos Sinos em Minas Gerais
- Ofício dos sineiros
- Jongo do Sudeste
Rio de Janeiro
- Festa do Divino de Paraty
- Matrizes do Samba do Rio de Janeiro
- Jongo do sudeste
- Literatura de Cordel
- Matrizes tradicionais do Forró
- Repente
São Paulo
- Fandango Caiçara
- Sistema Agrícola tradicional de comunidades Quilombolas do Vale do Ribeira
- Jongo do Sudeste
- Literatura de Cordel
- Matrizes tradicionais do Forró
- Repente
REGIÃO SUL
Paraná
- Fandango Caiçara
- Literatura de cordel
Santa Catarina
- Procissão do Senhor dos Passos de Santa Catarina
Rio Grande do Sul
- Tava, Lugar de referência para o povo Guarani
- Tradições Doceiras da região de Pelotas e antiga Pelotas