Filme dirigido por carolinense recebe prêmio de melhor curta metragem em Brasília
O curta ganhou a premiação no 55º Festiva de Brasília do Cinema Brasileiro, sob direção de Marcelo Cuhexê.
O filme “Levante pela Terra”, dirigido por Marcelo Cuhexê, natural de Carolina, no Maranhão, recebeu, no último domingo (20), o prêmio de melhor curta metragem pelo júri oficial do 55º Festiva de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado no Cine Brasília.
A equipe de produção premiada ainda conta com André Gregory como o roteirista da história, que aborda questões sociais importantes sobre povos originários no Brasil.
Marcelo Costa Cuhexê Krahô é um maranhense jornalista, cineasta e ativista indígena do povo Krahô. Ele atua em diversas organizações da sociedade civil de Brasília pela promoção do respeito aos povos originários, à população LGBTQIAPN+, à liberdade religiosa e laicidade do Estado.
Além disso, Marcelo também é diretor do curta metragem documental “Terra sem Pecado”, que traz como tema a diversidade de gênero entre os indígenas do Brasil.
Sobre o curta
Levante pela Terra (2021)
Direção: Marcelo Cuhexê
30 minutos
Classificação indicativa: 16 anos
Em junho de 2021, em Brasília, era realizado o acampamento Levante Pela Terra.
Lideranças indígenas de todas as regiões do Brasil se reuniram na capital federal para lutar contra o PL 490, projeto de lei que tramita no Congresso Nacional, e que prevê, pela via legislativa, a prática do marco temporal, impactando os direitos e a demarcação dos territórios. O filme também reflete a luta e a resistência dos povos originários diante do avanço do garimpo, da mineração e do agronegócio.