MÚSICA EM SÃO LUÍS

Programação do Lençóis Jazz & Blues Festival finaliza neste sábado (15)

Os shows do Circuito São Luís do Lençóis Jazz & Blues Festival começaram nessa sexta-feira, 14, na Concha Acústica da Lagoa. Toda programação é gratuita.

O músico Moska, do Rio de Janeiro, apresenta o show "Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional". (Foto: Divulgação/Assessoria)

Tem início os shows do Circuito São Luís desta 14ª edição do Lençóis Jazz & Blues Festival. A programação será realizada na Concha Acústica Reynaldo Faray – Lagoa, nessa sexta-feira (14) e sábado (15), sempre a partir de 20h.

O acesso é totalmente gratuito, sugerindo-se a doação de 1kg de alimento não-perecível a ser destinado para entidades beneficentes.

Na última sexta-feira (14), o primeiro show da noite foi dos chorões Roberta Valente e Alexandre Ribeiro que convidam Cleber Silveira e Zé Barbeiro (SP).

Zé Barbeiro. (Foto Estela Handa)

Roberta Valente é pandeirista, produtora e pesquisadora de Música Popular Brasileira, referência no samba e no choro de São Paulo. Alexandre Ribeiro é clarinetista, dono de exuberante técnica e primorosa interpretação, notada logo nas primeiras notas.

Roberta Valente. (Foto Estela Handa)

O acordeonista Cleber Silveira é cria da antiga escola musical dos regionais de Choro. E Zé Barbeiro é um Mestre, autodidata, veterano, originário da tradição oral/ musical das rodas de choro.

Depois houve a apresentação do Projeto Tânia Maria (SP). Com idealização do baterista e produtor musical do grupo Lael Medina, o trabalho homenageou a importante obra desta grande artista maranhense Tânia Maria é compositora, pianista e intérprete de primeira grandeza, há mais de 40 anos ela é referência mundial no estilo “World Brazilian Jazz”.

Durante a abertura e os intervalos dos shows a atmosfera da noite foi do DJ Jorge Choairy, que também é ator, sonoplasta e pesquisador musical desde 1995. Choairy também está no sábado (15) em mais uma presença sonora para envolvimento do público.

DJ Jorge Choairy

Os shows deste sábado houve uma só alteração, por motivo de orientação médica, o músico Gilson Peranzzetta ficou impossibilitado de viajar, mas o seu parceiro Nelson Faria (RJ) fará o show ao lado de Andrezinho (MA).

Nelson Faria

André Mendes Lima, o Andrezinho é natural do Maranhão, vem de uma família de grandes músicos. Começou a compor aos 13 anos. Desde os 04 anos, toca sanfona. Esteve em Barreirinhas (MA), no palco do Lençóis Festival apresentando pela primeira vez um show próprio.

E agora ele e abanda repetem a dose, em grande encontro com Nelson Faria, violonista, guitarrista, compositor e arranjador mineiro-brasiliense, radicado no Rio de Janeiro, com 18 álbuns lançados e um DVD, participou da gravação de, aproximadamente, 300 discos de músicos nacionais e internacionais e publicou oito livros didáticos, sendo dois editados nos Estados Unidos, Itália e Japão.

O encerramento do Festival será com o show de Paulinho Moska (RJ), “Paulinho Moska: Os Violões Fênix do Museu Nacional”. Presente na Música Popular Brasileira desde 1993, Paulinho Moska tem uma relação profunda com a Música e Poesia.

Para o Lençóis Festival, ele apresenta “Tudo Novo de Novo”, “A Seta e o Alvo”, “Pensando em Você”, “A Idade do Céu”, “Lágrimas de Diamantes”, entre tantos outros sucessos de sua carreira, além de uma música inédita do mestre Pixinguinha que ganhou letra escrita recentemente por Moska: “A Dor Traz o Presente”.

Responsável por emplacar o Maranhão na rota dos grandes festivais do país, o Lençóis Jazz & Blues Festival chegou a sua 14ª edição ampliando os espaços para que mais pessoas possam despertar o interesse pela boa música.

Nesta edição, a programação, totalmente gratuita e aberta ao público, foi dividida em dois circuitos Barreirinhas e São Luís, com shows, oficinas e jam sessions.

E entre os destaques nacionais, o Lençóis Festival recebeu pela primeira vez em Barreirinhas, o grupo MPB 4, formado por Aquiles Reis (voz), Miltinho (voz e violão), Dalmo Medeiros (voz e viola) e Paulo Malaguti Pauleira (voz e teclado).

“Esta é uma edição memorável. A programação está caprichada. Temos grandes parceiros e a estrutura foi muito bem pensada para que o público seja bem recebido e tenha ótimas sensações ao assistir shows incríveis”, acentua Tutuca Viana, idealizador e coordenador geral do Festival.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias