EM SÃO LUÍS

Mais de 200 mil fiéis devem participar do encerramento do Círio de Nazaré

A festa, que já se configura como um dos maiores eventos religiosos da Ilha de São Luís, foi aberta no dia 6 de outubro com o Novenário da Luz.

O Santuário Nossa Senhora de Nazaré encerra, neste final de semana, as celebrações do Círio. (Foto: Divulgação)

Milhares de devotos de todas as partes do estado são esperados para o encerramento do Círio de Nazaré, em São Luís.

Com a Procissão da Luz, neste sábado (15), e a tradicional grande procissão, no domingo (16), o Santuário Nossa Senhora de Nazaré encerra, neste final de semana, as celebrações dos 30 anos do Círio.

A festa, que já se configura como um dos maiores eventos religiosos da Ilha de São Luís, foi aberta no dia 6 de outubro com o Novenário da Luz.

Neste fim de semana, as celebrações eucarísticas serão presididas no sábado (15), pelo Bispo emérito, Dom José Belisário da Silva e, no domingo (16), pelo atual bispo da Arquidiocese de São Luís, dom Gilberto Pastana.

No Sábado (15) haverá Missa, apresentação do novo Manto e Procissão da Luz (traslado). A Missa Campal será às 17h, em frente à nova fachada do Santuário e será presidida pelo Bispo emérito, Dom José Belisário da Silva, que veio de Minas Gerais especialmente para esse momento, a convite do Santuário.

Segundo a organização, “durante a missa acontecerá a Apresentação do novo Manto. Esse é um dos momentos mais aguardados pelos fiéis nesse dia. O novo Manto vestirá a imagem de Nossa Senhora para as procissões deste final de semana e demais celebrações do Santuário até o Círio de 2023”.

Após a missa, ocorrerá a Procissão do Traslado, conhecida como Procissão da Luz. Nessa procissão luminosa, a imagem da Virgem de Nazaré será conduzida pelos fiéis do Santuário de Nazaré para a igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, no bairro da Cohab.

No domingo, 16, a procissão sairá, às 17h, da igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (Cohab) para o Santuário Nossa Senhora de Nazaré (Cohatrac), onde será celebrada a missa de encerramento, presidida pelo Arcebispo de São Luís, Dom Gilberto Pastana.

A missa acontecerá em frente à nova fachada do Santuário. Em seguida, haverá o Círio cultural, com quermesse e apresentações artísticas.

Círio Cultural

O Círio Cultural faz parte das atividades do Círio de Nazaré, realizado pelo Santuário Nossa Senhora de Nazaré, no bairro do Cohatrac.

No dia 15, a partir das 19h, apresentam-se os artistas: Luís Carlos Dias, Banda Paul Time, Boi de Morros, Chiquinho França. No dia 16, quando acontece o encerramento do Círio, o Grupo Lamparina fecha as apresentações do Círio Cultural, às 21h, na Praça de Nazaré.

A coordenação do evento destaca a cultura como um instrumento de evangelização e comenta a volta desse momento após, a pandemia da Covid-19. “Que bom estarmos aqui nos confraternizando e podendo, como irmãos, agradecer a Deus e Nossa Senhora por essa graça.

E claro, curtindo uma boa música”, afirmou Rozenir Mesquita. “Escolhemos com muito carinho todos os músicos e bandas. Convidamos todos os devotos, romeiros, famílias a participarem desse momento belíssimo de evangelização”, finalizou a coordenadora.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias