Dia das Crianças com programação especial em São Luís
Eventos como a Semana da Criança e o Vem Pro Parque oferecem programação especial para a criançada na capital maranhense e em outras cidades do estado.
A infância é uma das fases mais divertidas da vida, em que tudo são novidades e as preocupações do mundo adulto ainda fazem parte de uma realidade distante.
O Dia das Crianças é uma data muito importante para os pequenos, pois além dos presentes, é um bom momento para se conectar ainda mais com a família e os amigos.
E esse dia vai ter uma série de programações especiais em São Luís. Alguns eventos na capital se iniciaram dia 8 de outubro e vão até dia 14, como a Semana da Criança promovida pela Secretaria Municipal de Cultura.
Dentre as ações dedicadas aos pequenos estão incluídos leitura de livros, jogos lúdicos e apresentação teatral. Para o dia 12, a programação vai ter início às 9h, no Parque do Bom Menino.
A iniciativa “Vem Pro Parque, Criançada”, uma ideia do Governo do Estado, está proporcionando durante todo o mês de outubro eventos para as crianças nos parques do estado do Maranhão.
Em São Luís, tem programação na Extensão do Parque do Rangedor, Shopping da Criança, Parque do Itapiracó, Lagoa da Jansen, na Vila Palmeira e no São João Paulo II. No Parque do Rangedor a “Diversão no Parque”, evento gratuito, vai contar com oficinas e palhaços (às 15h); Banda Unidunitê (às 16h); Banda Vagalume (às 17); Barriquinha (às 18h); Pão Com Ovo (às 19h).
No interior, as cidades que também vão receber programação são: Barreirinhas, Bacabal, Caxias, Pedreiras, Codó e Morros.
Estão incluídas ainda atividades como gincanas, pintura facial, recreação, distribuição de algodão doce e pipoca, esculturas e música.
Como tudo começou
A celebração em homenagem a criançada começou no país em 1924 e caiu nas graças da população. Tudo se iniciou no ano anterior em virtude do 3º Congresso Sul-americano da Criança, em que foi sugerido a criação da data dedicada a esse tema, pelo deputado Galdino do Valle Filho.
O então presidente do Brasil, Artur Bernardes, por meio do decreto n.º 4.867, oficializou o dia 12 de outubro para a celebração. No entanto, o Dia das Crianças, alcançou os quatro cantos do Brasil a partir do ano de 1955, quando a marca Estrela, tradicionalmente voltada para o público infantil, aproveitou a chegada da data para lançar uma campanha publicitária para promover o lançamento de uma nova coleção de bonecas.
Com o passar dos anos mais empresas passaram a utilizar o 12 de outubro como forma de alavancar as vendas no setor de brinquedos.
O Brasil pode ser considerado um dos pioneiros para as celebrações voltadas para o Dia das Crianças, uma vez que até o Fundo das Nações Unidas Para a Infância (UNICEF), inseriu em seu calendário o Dia Internacional da Criança, marcado para o dia 20 de novembro, somente no ano de 1959.