ACERVO HISTÓRICO

Maranhão participa da 16ª Primavera dos Museus

No Maranhão, participam do evento espaços museológicos das cidades de São Luís, Alcântara e Caxias.

O tema deste ano é “Independências e museus: outros 200, outras histórias”.

Realizada de 19 a 25 de setembro, a 16ª Primavera dos Museus contará com um total de 777 museus participantes e 2.285 eventos programados em todo o país, com atividades como exposições, shows, apresentações teatrais, seminários e visitas mediadas, entre outras.

Até o dia 25 de setembro o público terá acesso a uma vasta programação preparada pelas equipes dos museus e casas de cultura do estado do Maranhão.

Este ano, o tema “Independências e museus: outros 200, outras histórias” propõe renovar os olhares sobre este fato histórico, sob a ótica da diversidade cultural, da liberdade de pensamento, da inclusão, da pluralidade de experiências e de interpretações.

A Primavera dos Museus é uma temporada anual de eventos em que museus, instituições de memória, espaços e centros culturais de todo o país, promovem atividades em torno de um mesmo tema.

No Maranhão, participam espaços museológicos das cidades de São Luís, Alcântara, Caxias.

“O Museu é espaço da memória, de mostrar quem somos e nossa ancestralidade. Este ano, a Primavera dos Museus traz o bicentenário da independência para essa discussão, e esses espaços vêm com programação alusiva ao tema.

Inauguramos recentemente o Museu Portuário, além do Memorial Gonçalves Dias, reafirmando que, para o Governo do Estado, os museus e casas de cultura são equipamentos culturais de fundamental importância para a história de um povo”, disse o secretário de Estado da Cultura do Maranhão, Yuri Arruda.

Em São Luís, no Centro de Pesquisa de História Natural de Arqueologia do Maranhão, que fica na Rua do Giz, no Centro, haverá, até o dia 25, visita mediada nos setores de paleontologia, arqueologia e etnologia, assim como acesso à sala interativa Lugar de Memória.

No Forte Santo Antônio da Barra (Ponta da Areia), a abertura será neste dia 20, às 13h, abordando o museu como grande mediador na preservação da história e seus espaços de memória.

“A ocasião abre espaço para pensarmos o museu como salvaguarda levando a um sentimento de pertencimento e valorização”, informou a gestão da Casa. Até o dia 24 haverá contação de história, recreação, visita mediada, oficinas, dentre outras atividades.

O Museu de Artes Visuais, na Rua Portugal, no Centro, realiza oficinas, exibição de filmes, teatro (Intervenção Maria Firmina com a Artista Júlia Martins), mesa redonda, sarau, dentre outras atividades. No Museu do Palácio dos Leões (Avenida Dom Pedro II, Centro), haverá visitação mediada de 20 a 25 de setembro, das 9h às 17h.

Está havendo programação também no Museu Ferroviário E Portuário Do Maranhão (Beira Mar, Centro), com atividades educativas como: Recreação Infantil estimulando as crianças a conhecerem o museu.

No Museu Histórico e Artístico do Maranhão (Rua do Sol, Centro), a abertura do evento será neste dia 20, às 14h, e terá exposição de plotagens sobre os “Brasis” de 1822 a 2022, com palestra a respeito desse mesmo tema, além de visitação mediada.

A Casa de Cultura Josué Montello, que fica na Rua das Hortas, Centro, fica até o dia 25 com a exposição Histórias da Independência em textos de Montello, além de visita mediada nos espaços do Museu e exposição.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias