Fundação da Memória faz programação especial aos 200 anos da independência
A programação terá exposição, lançamento de documentário, simpósio e atrações culturais, e vai de 1º a 6 de setembro.
A Fundação da Memória Republicana Brasileira (FMRB) vai realizar uma semana de atividades especiais em comemoração pelos 200 anos da Independência do Brasil.
A programação completa vai contar com exposição, lançamento de documentário, simpósio e atrações culturais, e vai de 1º a 6 de setembro.
No dia 1º de setembro, o museu da FMRB vai lançar a exposição “Brasil em Memórias”, com peças importantes para história nacional.
Dentre os destaques, estão a edição original do “Diário do Commércio” de 7 de setembro de 1922, que comemorava o primeiro centenário da independência.
Além disso, os visitantes poderão ver também livros com escritos de Dom Pedro II e exemplares da bandeira imperial e da Bandeira Nacional atual, além de uma das primeiras cópias da Constituição Federal de 1988.
No dia 2, o museu irá receber escolas da rede pública para visitas guiadas e uma programação especial para estudantes. Porém, a exposição permanecerá à disposição do público em geral até o fim do mês.
No dia 5, o prof. Marcelo Chehe, especialista em história da Independência, irá proferir a palestra “O Maranhão e as independências do Brasil”, onde irá discutir a independência para além do contexto de 1822.
Por fim, no dia 6 de setembro haverá o lançamento do minidocumentário “Independência e Redemocratização do Brasil”, onde especialistas e juristas locais discutem as semelhanças e diferenças entre o contexto da independência do Brasil e o início do período de governo civil de 1985, que se estende até hoje como marco da jovem democracia brasileira.
Em seguida, poetas e artistas locais, encabeçados por Josias Sobrinho, encerrarão as comemorações com o “Sarau da Liberdade”.
Preparação
Para preparar o público e divulgar as programação especial, a FMRB tem realizado visitas à escolas da rede pública com uma mini exposição itinerante.
Nela, são apresentados símbolos, como as bandeiras e a Constituição Federal, e os estudantes podem ter contato com alguns artigos do museu da FMRB, compreendendo melhor a história da independência.
Programação
01/09 (15h) – Abertura da Exposição “Brasil em Memórias”.
02/09 (13h) – Visitação guiada pela exposição “Brasil em Memórias”.
05/06 (14h30 às 16h) – Palestra “O Maranhão e as independências do Brasil” – com Professor Doutor Marcelo Cheche.
06/09
14h30 – Lançamento do documentário “Redemocratização do Brasil”. Visitação guiada pela exposição “Brasil em Memórias”.
19h – “Sarau da Liberdade” (Jardim dos Poetas)