Festival de Cinema oferece cursos gratuitos de crítica, direção e desenvolvimento de jogos
O ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual nas plataformas digitais.
As tradicionais ações formativas do Festival Guarnicê de Cinema estão com inscrições abertas até o dia 7 de setembro.
O evento vai disponibilizar oficinas de crítica e direção cinematográfica, dois minicursos, uma programação de jogos digitais e vagas para ouvintes no seminário “Ciência Cine Guarnicê’’. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site aqui.
As vagas são limitadas e o critério de seleção para todas as ações formativas é a ordem de inscrição.
A Diretora de Assuntos Culturais da UFMA e Coordenadora do Guarnicê, Rosélis Barbosa Câmara, afirma que “o fato de que o Guarnicê é realizado por uma universidade pública, a UFMA, reforça o compromisso do festival com a formação das pessoas e o desenvolvimento do mercado cinematográfico maranhense’’.
Discussão acadêmica
Um dos destaques das ações formativas do festival é o seminário “Ciência Cine Guarnicê’’, que será realizado entre os dias 27 e 29 de setembro.
Os três dias de programação terão o mesmo formato: pela manhã, de 10h às 12h, serão realizadas conferências no Palácio Cristo Rei com transmissão ao vivo no canal do Guarnicê no Youtube.
Pela tarde, a partir de 14h, os pesquisadores inscritos no seminário apresentarão seus trabalhos por meio do Google Meet. Cada dia de evento terá um grupo de trabalho (GT) distinto.
O tema do primeiro GT é “Cinema e Memória”, do segundo “Cinema e Técnica” e do terceiro “Cinema e História”.
No dia 27, a doutora em Ciências Sociais e professora do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Milene de Cássia, apresenta a conferência de abertura do seminário, com o tema “O Valor da Memória Para o Audiovisual’’. A mediação será do Vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos.
No dia 28, a produtora de obras como ‘’De Repente Drag’’ e ‘’Aquarela’’, Sheury Manu, apresenta a conferência ‘’Produção Executiva para Cinema’’, com mediação da escritora, pesquisadora e também produtora, Marla Silveira.
No dia 29, o professor do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e diretor do festival de cinema português ‘’AVANCA – Encontros Internacionais de Cinema, Televisão, Vídeo e Multimídia’’ apresenta a conferência de encerramento, com o tema ‘’Panorama do audiovisual em Portugal’’ e mediação do cineasta Francisco Colombo.
Programação de jogos digitais
Como formato que ganha cada vez mais adeptos, os jogos digitais também estão presentes no Guarnicê.
Com o objetivo de ampliar e fortalecer o cenário regional do audiovisual, o festival reedita a parceria firmada com a Associação Maranhense de Desenvolvedores de Jogos (AMAGAMES).
Para a edição atual, o Guarnicê traz ações de caráter formativo, sob o comando de desenvolvedores com experiência na área.
Serão ofertadas duas oficinas online voltadas para a produção e o desenvolvimento de jogos, além de uma roda de conversa com o tema “Criação de Jogos com Temáticas Regionais”, que será realizada presencialmente no Espaço Volts com transmissão ao vivo nos canais do Youtube do festival e do Site Volts.
Saiba mais
haverá também os minicursos “O Gênero de Horror: Monstrologia e Narrativas Fílmicas do Abjeto’’, ministrado pela cientista social Marina Fuser, e “Se Preparando para a Indústria do Audiovisual’’, ministrado pelo ator André Luiz de Bragança.
O minicursos serão totalmente presenciais, no Palacete Gentil Braga (Rua Grande, 782) entre os dias 26 e 30 de setembro.
O Festival Guarnicê de Cinema ocorre entre os dias 23 e 30 de setembro em formato híbrido, com programação presencial em São Luís e virtual nas plataformas digitais.
Todos os detalhes das ações formativas podem ser consultados no site guarnice.ufma.br