LUA DO ESTURJÃO

Saiba como observar a última Superlua do ano

O melhor dia para observar este raro fenômeno é na sexta-feira (12), quando a lua terá maior visibilidade na terra.

A Superlua ocorre quando o satélite natural atinge o ponto mais próximo da Terra. (Foto: Reprodução)

Quem gosta de contemplar os eventos astronômicos poderá observar, entre quinta (11) e sábado (13), a última Superlua do ano. O último grande show do satélite da Terra em 2022 terá maior visibilidade na noite desta sexta-feira (12), a partir das 18h.

Além disso, em alguns lugares do mundo também será possível ver o Saturno perto do nosso satélite.

O fenômeno é raro porque depende de diversos fatores para se formar. O professor de astronomia e física da Universidade de Brasília (UnB) Paulo Brito explica que a Superlua depende da fase lunar e de uma distância entre o satélite e a Terra específicos.

“A órbita da Lua em torno da Terra é uma elipse. Então há um momento em que está mais próxima da Terra, no que chamamos de Perigeu, quando ela está por volta de 363 mil quilômetros de distância. Quando o Perigeu coincide com a fase de lua cheia, a lua aparenta estar maior angularmente, que é o momento em que ela se torna a Superlua”, detalha o especialista.

Horário certo é essencial para não perder o “espetáculo”

A Superlua permanece entre a noite de quinta até a manhã de sábado. Mas a orientação do professor de astronomia Paulo Brito é focar esforços na noite de sexta-feira (12), que é o ápice do fenômeno.

O horário é importante e até mesmo essencial para observar o espetáculo. Segundo Paulo Brito, no início da noite, quando o sol se põe e a lua começa a imergir no horizonte, é o momento ideal de olhar para o céu e encher o olho com o brilho do satélite natural da Terra.

“Nesse período, a diferença na lua é mais perceptível, por conta do próprio horizonte. Parece que a Lua é maior quando ela está nascendo, por conta de uma ilusão de ótica. Quando está no alto do céu, a diferença entre outras luas cheias sem o perigeu é pequena — o que não deixa de ser tão bonito quanto no horizonte”, aconselha o especialista.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias