CENTRO HISTÓRICO

Lançamento da Campanha e do Selo “São Luís Patrimônio Mundial – 25 anos”

O evento acontecerá nesta quarta-feira (3), em comemoração à declaração da cidade como Patrimônio Mundial pela UNESCO.

O selo comemorativo será disponibilizado para empresas que queiram estampá-lo. (Foto: Reprodução)

Nesta quarta-feira (3), por volta das 19h, a Prefeitura de São Luís lança a Campanha e o Selo São Luís Patrimônio Mundial – 25 anos, no auditório Arnaldo Ferreira da Associação Comercial do Maranhão, localizado na Praça Benedito Leite.

O projeto é feito por meio da Fundação Municipal de Patrimônio Histórico (FUMPH), da Secretaria Municipal de Turismo (SETUR) e da Agência Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (AMDES), em parceria com Associação Comercial do Maranhão.

Em 6 de dezembro de 1997, o Centro Histórico de São Luís foi declarado Patrimônio Mundial pela Organização das Nações Unidades para a Ciência, a Educação e a Cultura (UNESCO) em função de suas características únicas, que lhe conferem valor universal excepcional e a destaca neste seleto grupo de sítios reconhecidos em todo o globo, em conformidade com a Convenção do Patrimônio Mundial que este ano completa 50 anos.

Assim, neste ano de 2022, essa titulação completa 25 anos, proporcionando um momento de comemoração e, ao mesmo tempo, reflexão sobre o quanto avançamos e desafios que ainda temos que superar nos próximos anos.

O selo comemorativo utiliza grafismo característico dos azulejos que compõem as fachadas de grande parte das construções coloniais do Centro Histórico de São Luís.

Os azulejos e os casarões são alguns dos traços mais simbólicos e únicos do sítio que foi declarado Patrimônio Mundial, sendo um dos maiores e mais preservados conjuntos arquitetônicos de origem portuguesa na América Latina.

A marca, que celebra os 25 anos de São Luís como Patrimônio Mundial, será oferecida a empresas que queiram estampá-la em seus produtos e peças promocionais.

Diversas empresas já aderiram à campanha, tais como: Fribal, Refrigerantes Psiu, Santé, Sabor da Ilha, Terra Zoo, Centro Elétrico e Potiguar Home Center, Blue Tree Hotel, Babaçu Turismo, Boulevard Turismo, Taguatur Turismo, Via Mundo Turismo, Hotel Luzeiros, Rio Poty Hotel, Gisela Diniz Cerimonial, Pousada Maramazon, Só Tortas.

No lançamento do selo, evento que integra as comemorações dos 168 anos da Associação Comercial do Maranhão, a Prefeitura de São Luís aguarda que outras mais façam adesão à campanha, reforçando assim que o patrimônio cultural confere identidade e memória coletiva à população, constituindo-se em um legado para a atual e futuras gerações.

O evento contará com a presença do Prefeito de São Luís, Eduardo Braide, da Coordenadora de Cultura da UNESCO no Brasil, Isabel de Paula, o Presidente da Associação Comercial do Maranhão Cristiano, do Presidente da Associação Comercial, Cristiano Cantanhede, do Presidente da FIEMA, Edilson Baldez, do Presidente do Sinduscon/MA, Fábio Nahuz.

Muitas outras ações serão lançadas ao longo do segundo semestre, até a grande celebração dessa importante titulação, que ocorrerá em dezembro de 2022.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias