CRIAÇÃO

Grupo Tápias apresenta novo espetáculo, no Dança em Trânsito, em São Luís

O espetáculo “Café não é só uma xícara” será nessa terça-feira (16), às 20h, no Teatro Arthur Azevedo.

O espetáculo tem classificação livre e a entrada é gratuita. (Foto: Divulgação - Fernanda Valois)

O Dança em Trânsito, festival de dança contemporânea apresentado pelo Instituto Cultural Vale e realizado pelo Espaço Tápias, começa a se despedir do Maranhão.

Depois de um fim de semana intenso com residências de criação e apresentações em Itapecuru-Mirim e Santo Amaro, o festival retorna a São Luís para a última apresentação.

Nessa terça-feira (16), às 20h, será apresentado o espetáculo Café não é só uma xícara, do Grupo Tápias – companhia franco-brasileira associada ao Espaço – no Teatro Arthur Azevedo, localizado na Rua do Sol, no Centro.

Com coreografia e direção artística de Flávia Tápias, o trabalho coloca em cena sentimentos e sensações associados à pesquisa realizada sobre o café, uma bebida tão presente na vida dos brasileiros, que evoca tradições, crenças, espiritualidade.

A borra do café inspirou Flávia Tápias na leitura de movimentos novos, frescos como hortaliças apanhadas.

“Muitos encontros são permeados pela presença do café. Café é vício, é encontro, é intervalo, é negócio, é mimo, é familiar, é cheiro”, diz Flávia Tápias.

“Neste espetáculo vamos apresentar uma obra sensorial, um exercício lírico perpassado pela fé profana ou religiosa, por crenças, tradições e espiritualidade sem, no entanto, subtrair do ser humano o poder de transformar e recriar sua realidade”, explicou.

O espetáculo Café não é só uma xícara tem classificação livre e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso virtual pela plataforma Sympla, no link. Mais informações no site.

Sobre o Dança em Trânsito

Com realização e produção do Espaço Tápias e direção artística e curadoria de Giselle Tápias e Flávia Tápias, o festival internacional Dança em Trânsito acumula, desde 2002, números superlativos.

São cerca de mil apresentações em mais de 30 cidades, no Brasil e no exterior, envolvendo uma centena de companhias oriundas de 16 países, vistas por mais de 60 mil pessoas.

Em 2020, durante a pandemia, realizou uma versão online – indicada ao Prêmio da Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), na categoria “Difusão” – e, em 2021, a primeira edição híbrida, com passagem por 25 cidades, entre elas São Luís pela primeira vez.

A 20ª edição doDança em Trânsito foi inaugurada em 14 de julho, em Belo Horizonte, com uma apresentação gratuita do espetáculo Couraça, criado, dirigido e interpretado pelo artista maranhense Leônidas Portella.

Até o dia 23 de outubro, 41 companhias do Brasil, Espanha, Eslovênia, França, Itália, Suíça e Coreia do Sul ocupam palcos e espaços públicos de 13 capitais brasileiras e 18 outras cidades com espetáculos, residências, intercâmbios e oficinas.

O 20º Dança em Trânsito é apresentado pelo Instituto Cultural Vale.

A borra do café inspirou Flávia Tápias na leitura de movimentos novos, frescos como hortaliças apanhadas. (Foto: Divulgação – Fernanda Valois)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias