Exposição “O poder das mulheres negras nas artes” abre nesta quarta-feira (3)
A mostra ficará exposta no Palacete Gentil Braga até setembro deste ano.
Idealizada por seis artistas, a exposição coletiva “O poder das mulheres negras nas artes” será aberta nesta quarta-feira (3), no Palacete Gentil Braga, localizado na Rua Grande, 782, a partir das 17h.
A exposição artística é realizada pela Marcha Mundial da Mulher do Maranhão em parceria com a Diretoria de assuntos culturais (DAC) da UFMA.
“O poder das mulheres negras nas artes” apresenta poesia feminista e misticismo na abertura da mostra com a força dos ancestrais que ensinaram as artistas a lidarem com a matéria prima da arte.
Participam da exposição as artistas Ângela Ferreira, Ana Dias Neta, Guaracy Soares dos Santos, Maria Izabel Matos, Márcia Maria Silva Pereira, Marcia Rosana Brito e Vitoria Maria Rodrigues.
Os trabalhos que compõe a exposição utilizam técnicas como tinta acrílica sobre tela, cerâmica, escultura etc. Cada uma das sete artistas apresentará cinco obras.
Para a Diretora de Assuntos Culturais da UFMA, Rosélis Barbosa Câmara, a exposição é uma forma de difundir o belo e poderoso trabalho realizado por mulheres inspiradoras. “A mostra incentiva um importante diálogo sobre a participação das mulheres negras nas artes, campo em que elas ainda são marginalizadas”.
A mostra ficará em cartaz até o dia 3 de setembro. Durante o mês de agosto, a visitação pode ser feita gratuitamente de 8h às 14h. Em setembro, as visitas ocorrem das 8h às 12h e das 14 às 18h.