Estação do Choro tem programação especial neste domingo (28)
A programação inclui Roda de Choro com instrumentistas do grupo Tira Teima, Núcleo do Choro, dentre outros artistas; e uma exposição.
Neste domingo (28), a Estação do Choro, equipamento cultural da Secretaria de Estado da Cultura (Secma), completa um ano de trabalho e para marcar a data haverá uma programação especial, a partir das 16h, na Praça Mestre Antônio Vieira, no Monte Castelo, onde fica localizada a Estação do Choro.
A programação inclui Roda de Choro com instrumentistas do grupo Tira Teima, Núcleo do Choro, dentre outros artistas; e uma exposição com acervo pessoal dos músicos Paulo Trabulsi, João Pedro Borges e Raimundo Luiz, além do acervo já existente com outros 10 instrumentistas do Choro maranhense.
Ao longo desse primeiro ano de trabalho, a Estação do Choro realizou ações como o Especial Mulheres no Choro; o primeiro Festival de Choro; projeto de reestruturação e manutenção do acervo; projeto Tocando O Choro; projeto Saber Viver Mais; e ainda o projeto Vida Ativa, este último que dispõe de aula de funcional e de zumba para a comunidade.]
“Então temos buscado reacender essa cultura na própria comunidade, além disso a Estação do Choro tem essa função social, de desenvolver ações que beneficiem a população”, disse a gestora Nyesla Vale.
O secretário de Estado da Cultura, Yuri Arruda, destacou o papel do Maranhão no cenário musical do chorinho. “Temos grandes nomes, grandes instrumentistas que compõem a história do gênero no estado, e a Estação do Choro tem cumprido esse papel de aproximar a música instrumental do público. No domingo, além de música, teremos arte com um importante acervo e muito conhecimento sobre o Choro no estado”, informou.
A Estação do Choro é um equipamento cultural que tem função museológica e de desenvolvimento de atividades para o gênero. Sob nova administração, está em etapa de estruturação do acervo.
Além disso, a casa dispõe de atividades de manutenção cultural junto à comunidade para disseminar a cultura do Chorinho.