Espetáculo “Quem Prospera Sempre Alcança” chega em São Luís
A peça terá apresentação na Praça Nauro Machado nessa quinta-feira (25), com acesso gratuito e acessível para pessoas com deficiências.
O espetáculo “Quem Prospera sempre Alcança”, chega a São Luís para curta temporada, entre os dias 24 e 26 de agosto, em escolas da rede pública estadual e no dia 25 de agosto na Praça Nauro Machado, aberto ao público a partir das 18h.
A peça está em sua terceira turnê nacional, após sua segunda circulação ter sido adaptada ao formato on-line em razão da pandemia.
A montagem aborda a importância do planejamento e organização no empreendedorismo, além dos desafios enfrentados por quem trabalha para si mesmo.
Em “Quem Prospera Sempre Alcança”, Leonardo Cortez, assina a dramaturgia e direção e os atores André Santos e Djair Guilherme se revezam em onze diferentes personagens.
A diretora de produção Sonia Kavantan, reforça a missão da peça junto à democratização do acesso ao teatro, que tem todas as suas apresentações gratuitas e com acessibilidade a pessoas com deficiências físicas, auditivas e visuais.
O espetáculo, também, conta com o patrocínio da Visa. “As pequenas empresas são a espinha dorsal da economia. Apesar de importantes, elas normalmente não dispõem do treinamento, da tecnologia e das ferramentas financeiras que as ajudariam a crescer. Por isso, a Visa está globalmente comprometida a ajudar as empresas a crescerem por meio de acesso a capital, ativos, expertise e parcerias”, explica Sabrina Sciama, diretora de Comunicação Corporativa da Visa do Brasil.
O Projeto
“Quem Prospera Sempre Alcança” é um espetáculo de rua, cuja proposta de encenação dialoga diretamente com as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes.
O humor é elemento de aproximação direta com o público, conquistado através de um texto ágil, contemporâneo e de comunicação franca, características notórias da dramaturgia de Leonardo Cortez, um dos autores mais importantes da atual dramaturgia paulistana e que já demonstrou o pleno domínio da estrutura dialógica e da carpintaria teatral em textos como “Amor à vista”, “Pousada Refúgio”, “Rua do medo”, “Maldito benefício” e “Sala dos professores”.
A metalinguagem proposta por “Quem Prospera Sempre Alcança” incentiva o embarque do espectador de se organizar, planejar, inventar e realizar o trabalho quando falta emprego, educação financeira.
Fala do autor e diretor
Sem didatismo e com muito humor, o autor e diretor Leonardo Cortez explica que, Quem Prospera Sempre Alcança não tem a pretensão de ser didático, mas apresenta, com muito humor, situações e ciladas que qualquer um pode se meter por conta da inexperiência nos negócios e na vida pessoal.
“O espetáculo é anterior a pandemia e devido ao cenário econômico já dialogava muito com o público. Agora, que a situação piorou, acredito que falar de empreendedorismo e educação financeira pode ser um alerta para algumas armadilhas.”; A encenação busca as raízes do teatro popular, do circo-teatro e da comédia de costumes.
A apresentação é gratuita, com classificação indicativa livre, conta com interpretação em LIBRAS e programa em Braille.