Câmara recebe proposta para criar Dia Municipal do Choro
A Estação do Choro propõe que a data seja escolhida pelos instrumentistas e admiradores desse gênero musical.
Foi proposta aos vereadores da Câmara Municipal de São Luís a ideia de um projeto de lei para que a capital ganhe o Dia Municipal do Choro, a exemplo do dia estadual do Choro, que é comemorado no dia 23 de abril.
A Estação do Choro, equipamento cultural da Secretaria de Cultura do Estado (Secma), propõe que a data seja escolhida pelos instrumentistas e pelos admiradores desse gênero musical.
Para isso, será realizada uma votação por meio das redes sociais da Estação do Choro, de modo a ouvir a opinião da comunidade. As datas sugeridas são 5 de setembro, 3 de março e 23 de abril.
A proposta considerou a forte identificação que o estado tem com o gênero, por São Luís ser a terra natal de Catulo da Paixão Cearense, autor da letra de “Flor Amorosa”, primeira música considerada genuinamente Choro.
A música tem composição de Joaquim Antônio Callado, flautista renomado no Rio de Janeiro, na virada do século 19 para o século 20, época em que o estilo musical entra para a cena brasileira.
Com mais de 130 anos de existência, o chorinho trouxe uma grande leva de chorões, compositores, instrumentistas, arranjadores, entre eles muitos maranhenses.
Segundo o professor, flautista e pesquisador João Neto, há uma corrente de pesquisa que defende que esse gênero musical nasceu ao mesmo tempo em vários estados brasileiros além do Rio de Janeiro, incluindo Pernambuco e Maranhão. Daí a explicação das fortes raízes do choro no estado.
A votação para data do Dia Municipal do Choro é aberta ao público e acontecerá de forma virtual, por meio do link disponibilizado na biografia do Instagram da Estação (@estacaodochoroma), no período de 16 a 26 de agosto. Link: https://forms.gle/UeX8AWsrj9Su6nVr7.
As datas sugeridas têm razões específicas. O dia 3 de março é data de nascimento de José Hemetério (professor, multi-instrumentista e compositor, nome importantíssimo da cena local, principalmente na região do Retiro Natal – Monte Castelo, local onde está sedeada a Estação do Choro).
Já o dia 5 de setembro é aniversário da fundação do Clube do Choro no Maranhão, primeira entidade fundada em prol do desenvolvimento do Choro no Estado; e o dia 23 de abril, como já falado, é dia estadual e nacional do Choro.
Reiterando a importância do gênero para o Maranhão, o Governo do Estado inaugurou, em julho do ano passado, a Estação do Choro, localizada na praça Mestre Antônio Vieira, no Monte Castelo.
O espaço é um equipamento cultural que tem função museológica e de desenvolvimento de atividades socioculturais para a comunidade. Atualmente, sob nova administração, está em fase de reforma e estruturação do acervo e recebe visitas sob agendamento.
Além disso, a casa segue dispondo de atividades de manutenção cultural para disseminar a cultura do chorinho, além do lazer e bem-estar para a comunidade.