Biblioteca Pública Benedito Leite terá Terça do Cordel uma vez por mês
O evento conta com parceria do Coletivo Cultural Tapera do Cordel e faz alusão ao Dia Nacional da Literatura de Cordel e ao Dia Municipal do Poeta da Literatura de Cordel.
Começa nesta terça-feira (30) a segunda edição da Terça do Cordel.
O evento será realizado na Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), no Centro, e consiste em um espaço de convivência reservado para a literatura de cordel, com a presença de grandes cordelistas maranhenses.
A programação desta terça começa a partir das 15h e terá a ilustre presença de Moizes Nobre, reconhecido como Mestre da Literatura de Cordel pela Secretaria Nacional da Diversidade Cultural.
O Terça do Cordel é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secma) e surgiu no ano passado.
Contudo, em função da pandemia, foi realizado no formato virtual, onde um cordelista maranhense fazia uma declamação no canal oficial da BPBL nas redes sociais.
Com a possibilidade do evento presencial este ano, o projeto será mensal, todo mês a Biblioteca vai dedicar uma terça-feira para a literatura de cordel.
O evento conta com parceria do Coletivo Cultural Tapera do Cordel e faz alusão ao Dia Nacional da Literatura de Cordel e ao Dia Municipal do Poeta da Literatura de Cordel comemorados neste mês de agosto, no dia 1º, e ao mês da Cultura Popular.
Além de Moizes Nobre, haverá ainda as participações dos poetas cordelistas Paulinho Nó Cego, Raimunda Frazão e a Companhia Juçara com Farinha.
“Estamos retomando o projeto de forma presencial, em parceria com a Tapera do Cordel e participações de grandes cordelistas”, disse a gestora da BPBL, Aline Nascimento.
O evento é aberto ao público. Além das declamações, haverá também fala sobre o que é a literatura de cordel. “Será um belo momento, que a Biblioteca dividirá com seus usuários, com o público e com a comunidade em geral”, comenta Aline.