MURAIS

Artistas do Maranhão e do Pará têm obras em exposição na Galeria Arte em Cores

Os trabalhos poderão ser apreciados pelo público a partir do dia 16 de agosto.

Hoje será lançada a galeria virtual que, nesta edição, ganha a Sala Tocantins, Sala Araguaia, Painel Marabá Pioneira e Painel Alto Alegre do Pindaré. (Foto: Divulgação)

As obras criadas pelos artistas que participaram do Arte em Cores 2022 poderão ser apreciadas pelo público a partir do dia 16 de agosto.

Na data, será lançada a galeria virtual que, nesta edição, ganha a Sala Tocantins, Sala Araguaia, Painel Marabá Pioneira e Painel Alto Alegre do Pindaré. A galeria poderá ser visitada pelo link.

A galeria sintetiza o trabalho realizado ao longo do projeto Arte em Cores, que tem o patrocínio do Instituto Cultural Vale, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Na Sala Tocantins, é possível ver o trabalho de 39 artistas e, a Sala Araguaia, apresenta a produção dos dez artistas selecionados na segunda etapa do projeto. Já os painéis trazem os murais que foram realizados coletivamente nas cidades de Alto Alegre do Pindaré (MA) e Marabá (PA).

Os trabalhos foram desenvolvidos a partir de técnicas como grafite, estêncil e colagem, e refletem o talento, a criatividade e habilidades dos 49 artistas participantes que, ao longo dos últimos meses, realizaram obras em 11 cidades no Maranhão e no Pará.

Cada um deles construiu um mural nas ruas, nas travessas e nas avenidas de suas cidades.

No Maranhão, as cidades que ganharam mais beleza e cor com os murais foram: Arari, Santa Inês, Pindaré‐Mirim, Alto Alegre do Pindaré, Açailândia e São Pedro da Água Branca. No Pará, vias de Marabá, Parauapebas, Canaã dos Carajás, Ourilândia do Norte e Tucumã ganharam um novo colorido.

Todos os artistas selecionados receberam ajuda de custo, além de capacitação e acompanhamento realizado pelos artistas André Amparo e Fhero. “Para mim, não são murais, são sonhos que se permitiram ser ilustrados”, comenta Fhero.

Murais coletivos

Ao chegar na Praça Padre André, na cidade de Alto Alegre do Pindaré (MA), uma obra colorida de aproximadamente 100m² salta aos olhos.

Entre os dias 20 a 23 de julho, cinco artistas maranhenses, Kailany, João Costa, VitÓria, Lea Pac, MS Graffit realizaram um mural na Casa Paroquial.

O painel foi construído como uma espécie de linha do tempo, onde estão presentes a fauna e a flora regionais.

Os indígenas – como habitantes ancestrais-, os pescadores, profissionais tradicionais da região, e o pescado, elemento de um modo de vida e da gastronomia local.

Também as quebradeiras de coco e o boi retratam o patrimônio, a cultura e a arte, um conjunto de elementos que sintetizam o orgulho e o sentimento de pertencimento das pessoas que fazem o Maranhão.

No Pará, o mural foi realizado na Orla do Mirante, em Marabá. Os murais foram realizados pelos 10 artistas que mais se destacaram entre os selecionados.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias