EM SÃO LUÍS

Fotoclube Poesia do Olhar realiza entrega de livros para a Academia Maranhense de Letras

A obra faz parte de projeto do fotoclube, unindo literatura e fotografia, numa releitura fotográfica do livro “Os Tambores de São Luís”.

Fotoclube Poesia do Olhar faz entrega de exemplares do livro “Tambores” para compor o acervo da biblioteca Academia Maranhense de Letras. (Foto: Divulgação)

O Fotoclube Poesia do Olhar se reuniu com a diretoria da Academia Maranhense de Letras (AML), durante sessão ordinária, na sede da instituição literária, para fazer a entrega de exemplares do livro “Tambores” para compor o acervo da biblioteca da AML.

A obra faz parte de projeto do fotoclube, que uniu literatura e fotografia, ao fazer uma releitura fotográfica do livro “Os Tambores de São Luís” do escritor maranhense Josué Montello. O encontro aconteceu na última quinta-feira (30).

Na oportunidade, o presidente do Poesia do Olhar, João Maria Bezerra, e os coordenadores executivos do projeto, Adriano Almeida e Márcio Melo, conversaram com o presidente da AML, Lourival Serejo, e demais membros da Academia Maranhense de Letra sobre a intersecção da literatura e a fotografia, duas linguagens da arte que podem se completar e construir narrativas para uma visão renovada da realidade.

Eles conversaram sobre possíveis projetos que podem unir o trabalho fotográfico às produções literárias.

Durante o encontro, João Maria Bezerra explicou sobre o projeto fotográfico e destacou a importância do livro “Tambores” que, agora, faz parte do conjunto de obras da AML.

“É uma oportunidade única representarmos o Poesia do Olhar em uma reunião com a diretoria da Academia Maranhense de Letras, visto que o nosso livro teve, justamente, o propósito de juntar literatura e fotografia”, disse João Maria Bezerra.

Disse ainda que a obra foi fruto de um estudo minucioso de pesquisa que reuniu 19 fotoclubistas para fazer a releitura fotográfica, a partir da interpretação do livro de um dos maiores escritores do nosso estado.

“Além disso, é uma reunião oportuna para tratarmos de próximos projetos que possam envolver a Academia”, ressaltou.

Lourival Serejo, presidente da AML, aproveitou a ocasião para parabenizar pelo projeto e frisar a importância de obras que reúnam diferentes tipos linguagens.

“Primeiro, agradecemos a visita dos representantes do Fotoclube Poesia do Olhar que realizou um trabalho artístico importante, ao juntar duas linguagens: a fotografia e a literatura, interpretando um dos livros de Josué Montello. Receber os exemplares é uma forma de cumprimos a nossa missão de abrir cada vez mais as portas da Academia para diversos olhares”, finalizou.

Estiveram presentes no encontro os membros da AML Laura Amélia, Benedito Buzar, Félix Alberto, José Carlos Sousa e Silva José Neres, José Ewerton Neto e Presidente da casa Lourival Serejo.

Sobre o Poesia do Olhar

Foi fundado no ano de 2009, constituído sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, atualmente com 35 (trinta e cinco) associados, unidos por uma mesma paixão: a fotografia.

O clube tem como objetivo reunir os apaixonados pela fotografia, amadores ou profissionais com foco na realização de encontros, palestras, workshops, cursos, publicações, exposições, concursos, saídas fotográficas com finalidade desenvolver habilidades técnicas e artísticas de seus associados e promover a arte fotográfica no estado do Maranhão.

Presidente do Fotoclube Poesia do Olhar, João Maria Bezerra, conversa sobre a intersecção da literatura e a fotografia com diretoria da Academia Maranhense de Letras. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Negócios
Mais Notícias