HOMENAGEM

Fiéis celebram São Pedro entre a fé e a devoção

Hoje acontece a Caminhada da Luz, quando a imagem do Santo irá para a Capela de São Pedro. No dia 29, será a procissão marítima às 7h da Rampa Campos Melo.

Homenagens a São Pedro acontecerão presencial pelo mar e pela terra. (Foto: Reprodução)

A maior satisfação da comunidade da Madre Deus, fiéis e devotos de São Pedro, está na realização do festejo de forma presencial e com todos os rituais que a festa merece, tanto litúrgico, quanto com uma programação cultural.

Desde o dia 20, quando iniciou o festejo, devotos tem vivenciado a fé e devoção ao santo, com a participação das paróquias e comunidades do entorno. O tema deste ano é: “Inspirados em São Pedro sejamos uma Igreja Missionária vivendo a Comunhão”.

Neste dia 28, dia da Caminhada da Luz, a responsabilidade da liturgia é da Comunidade de São Roque. Às 18h será a saída da imagem de S. Pedro da Igreja de São Roque (Lira), para a Igreja de São Pedro, onde aguardará para o grande dia do festejo.

Neste ano, retornam também as homenagens presencias pelo mar e pela terra. No dia 29, dia do Santo, a procissão marítima sairá às 7h da Rampa Campos Melo, na Praia Grande. A procissão terrestre será às 16h30 da Capela de São Pedro, passando pela Rua do Passeio, Praça da Saudade, Av. Ribamar Pinheiro, Av. Rui Barbosa, Rua Múcio Teixeira e chegando ao Largo de São Pedro onde haverá a Missa Campal.

“Estamos muito felizes com a volta do festejo, completo, como o Santo merece e como a nossa comunidade, devota, necessita”, disse Regina Soeiro, coordenadora do festejo.

Após a celebração litúrgica, começa às 21h a programação cultural no Largo de São Pedro, com as apresentações dos grupos Bumba meu Boi da Pindoba, Boi Itapera de Icatu, Boi de Guimarães, Boi Brilho da Sociedade de Cururupu, e o Boi Barrica encerrando a programação, já na madrugada do dia 29, quando começam as celebrações para o Santo, e o tradicional encontro dos bois na Capela.

Festa completa para celebrar o padroeiro

Há 79 anos a festa reúne uma multidão, atraída pelo som pujante de pandeirões, matracas, maracás e zabumbas. (Foto: Divulgação)

Neste ano a festa está plena, conforme a comunidade. Em dezembro do ano passado, após quase um ano instalada na Casa Barrica (Madre Deus), em função da obra de reforma da Capela, a imagem de São Pedro voltou para o seu lugar e a Capela foi reaberta ao público.

A Capela de São Pedro é um dos locais centrais da festa junina do Maranhão, espaço onde acontece o encontro de bumba-boi para homenagear o Dia de São Pedro, que é comemorado em 29 de junho, o penúltimo santo dos festejos juninos em São Luís.

Localizado na Madre Deus, bairro cultural de São Luís, o Largo da Capela de São Pedro é o palco de um dos principais encontros de grupos de bumba meu boi, o Festejo de São Pedro. Há 79 anos a festa reúne uma multidão, atraída pelo som pujante de pandeirões, matracas, maracás e zabumbas.

Capela passou por reforma

A tradicional Capela de São Pedro, em São Luís passou por uma reforma. A obra custou cerca de R$ 800 mil, de acordo com o Governo do Estado, que executou os serviços. Com área de aproximadamente 9.500m², a reforma da capela incluiu a recuperação de calçadas e da estrutura de contenção, instalações elétrica e hidráulica, pinturas, paisagismo e serviços complementares, além da recuperação da estrutura.

Sobre São Pedro

São Pedro morreu martirizado no dia 29. Ele foi crucificado, mas pediu para que a cruz ficasse de cabeça para baixo, pois não se sentia digno de ter a mesma morte que seu mestre. Pedro era um pescador e foi apontado por Jesus como seu sucessor entre os doze apóstolos, com a missão de construir uma igreja que continuasse a obra de Jesus.

São Pedro, o primeiro papa, ganha um diferencial pelo entrelaçamento com cultura popular, originada das práticas do catolicismo popular, que, na sua simplicidade, revela a história e devoção do povo da Madre Deus.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias