SANTO ANTÔNIO

Festejo começa hoje em várias paróquias

Comunidades e igrejas do Maranhão retomam festejo de Santo Antônio de forma presencial, homenageando um dos santos mais populares da igreja católica.

De 1º a 12 de junho a programação inicia logo cedo às 6h30 com a Santa Missa. (Foto: Divulgação)

Começou o mês de junho, e com ele, o festejo de um dos santos mais populares da igreja católica: Santo Antônio. Antônio é um santo de muitas causas:  fama de casamenteiro, de ajudar a encontrar coisas perdidas, é padroeiro dos humildes, cura doenças, alivia os bolsos, é protetor dos viajantes, Doutor da igreja… é popular.

Santo Antônio tem um número inestimável de devotos pelo mundo que são gratos por terem sido honrados em algum momento da vida por ele. Dia 13 de junho é comemorado o dia dele, e neste 1º de junho começam os festejos em todo o Maranhão.

A Igreja Santuário Santo Antônio, na praça Antônio Lobo (Centro), tem um dos festejos mais tradicionais da Ilha.

Este ano, o tema é: Por uma igreja Sinodal – Comunhão, participação e missão”. “Faça parte dessa festa que só tem esse brilho por conta do grande testemunho do nosso patrono Antônio e da presença dos seus devotos!”, convida o pároco da igreja, padre Clemilton.

De 1º a 12 de junho a programação inicia às 6h30 com a Santa Missa; às 18h, tem o Terço; às 18h30, a Adoração ao Santíssimo Sacramento; às 19h, a Santa Missa, e em seguida o tradicional Largo de Santo Antônio com atrações juninas e comidas típicas.

No dia 13, dia de Santo Antônio, haverá missa de hora em hora, bênção e distribuição de pães.

Todas as celebrações serão presenciais, e também serão transmitidas pelas redes sociais da igreja, instagram (@igrejasantoantonio_slz) e no canal do Youtube (TV Santo Antônio SLZ).

Na Paróquia Santo Antônio de Pádua (Cohajap), o tema da festa deste ano é: “Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio”.

“Este ano em nosso festejo somos chamados a rezar e refletir sobre o Responsório de Santo Antônio: Se milagres desejais, recorrei a Santo Antônio. Esta é uma oração muito antiga e popular, feita pelos devotos, diante de sua necessidade para obter uma resposta do céu”, disse o Frei Francisco Sales.

Todos os dias haverá a trezena às 19h, missas às 19h30, benção e distribuição dos pães de Santo Antônio e, após a missa, durante a semana, haverá venda de lanches e  nos finais de semana barraca com comidas típicas.

As missas são presenciais e também transmitidas pelos canais Youtube (psantoantoniodepadua) e Instagram (@paroquiasantoantoniocohajap).

Santo casamenteiro

Conta a história que Santo Antônio ajudou uma moça pobre a se casar. Ela não tinha dinheiro para o dote e, então, Santo Antônio disse-lhe que tivesse fé. 

Pouco tempo depois surgiram moedas de ouro em sua casa e a moça realizou seu sonho.

Outra história muito popular que tenta ilustrar o assunto é a da moça devota que, cansada de esperar anos por um marido, se irritou com a imagem do santo e a arremessou pela janela. 

A imagem, por sua vez, atingiu a cabeça de um rapaz que estava de passagem, e a donzela revoltada foi pedir desculpas ao moço. Os dois, naturalmente, apaixonaram-se e casaram-se.

Frade franciscano, ele distribuía alimentos a quem passava fome. Daí surgiu o “pão dos pobres”, também chamado de “pãozinho de Santo Antônio”. Muitas pessoas têm o costume de colocar o pão dentro de potes de farinha ou na despensa, para que nunca falte comida em casa.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias