ESTREIAS

Cantor Wellington Reis lança CD com músicas em homenagem à São Pedro

O disco traz participações especialíssimas de grandes compositores maranhenses. A obra é um valioso registro para a Cultura Popular do Maranhão.

Wellington Reis é cantor, compositor e gestor cultural. (Foto: Divulgação)

A obra traz participações especialíssimas de grandes compositores como Cesar Teixeira, Luís Bulcão e Zé Pereira Godão e o auxílio luxuoso dos intérpretes da Cia. Barrica, Inácio Pinheiro e Roberto Brandão, além de Gabriel Melônio, Sebastião Cardoso, Arthur Santos e Claudio Pinheiro.

Em São Luís do Maranhão, as ladainhas fazem parte das celebrações do calendário religioso cristão, assim como na grande maioria das programações dos festejos de Cultura Popular, exemplo, o do Divino Espírito Santo e de São Benedito. Os devotos também costumam pagar suas promessas para Santo Antônio, São João e São Pedro saudando-os com ladainhas durante a temporada junina.

As ladainhas estão entre as orações mais importantes do Catolicismo. É uma espécie de prece litúrgica que obedece a uma estrutura clássica na forma de curtas invocações a Deus, a Jesus Cristo, à Virgem, aos santos, e são recitadas pelo celebrante, se alternando com as respostas da congregação (fiéis e/ou religiosos).

No começo dos anos 2000, o cantor e compositor, Wellington Reis, ouviu de sua irmã Vera Lúcia (que atualmente mora em Brasília – DF) que o Padre Haroldo (conhecido como padre boieiro) rezava uma das Missas do Novenário que antecede os Festejos para São Pedro na Capela da Madre Deus com a ladainha de Nossa Senhora das Graças, pelo fato, de não existir uma ladainha específica para São Pedro.

Wellington Reis, compositor de inestimável vivência cultural, foi tomado por uma enorme curiosidade ao saber que, logo ele, São Pedro, o discípulo que se tornou o primeiro apóstolo de Cristo, de fato, não tinha sua própria ladainha. E assim, ele se inspirou para fazer a composição, entregou-a para a irmã, e a obra foi adotada nas missas da comunidade católica na Madre Deus.

Passado mais de uma década desse acontecimento, Wellington Reis assistindo a uma missa campal do dia 29 de junho, dia de São Pedro, também na capela da Madre Deus, percebeu os acordes da ladainha que compusera. Os fiéis estavam rezando aquela ladainha; embora com alguns trocadilhos, aqueles versos que ele havia composto para São Pedro. A partir daí, o desejo de fazer o registro desse trabalho se concretizou; e novas inspirações foram acontecendo.

Com a pandemia, nos últimos dois anos, Wellington Reis enveredou-se na produção criativa em contraponto ao isolamento social. E um conjunto de coincidências favoráveis surgiram…Os amigos da vida e arte foram sendo convocados, e cada faixa começou a ser gravada no Estúdio G7, com arranjos de Gordo Elinaldo e Wellington Reis, resultando no CD “Ladainha e Canções à São Pedro”.

Duas composições de Wellington Reis abrem o disco, a ladainha de São Pedro que recebeu a interpretação de um jovem cantor e compositor, já considerado uma das promessas para a galeria dos grandes artistas, criado em berço madre-divino, Arthur Santos.

Seguida de “Hino à São Pedro” cantado por Sebastião Cardoso, que além de cantor, é um grande pesquisador de Cultura Popular, antropólogo, especialista em Religiões Afro-brasileiras.

A terceira faixa do disco é uma grata surpresa, em dose dupla. Pois, é uma composição de Cesar Teixeira, exclusiva, que recebe uma interpretação do icônico Claudio Pinheiro, que já havia se despedido dos palcos para dedicar-se a outra área profissional, mas tocado pelo pertencimento fez essa exceção e registrou seu canto divino nessa canção.

“Guardiões da Aurora da Vida” de Herbeth de Jesus Santos, Zé Pereira Godão e Luís Bulcão vem na voz de Inácio Pinheiro da Cia. Barrica; “Festa da Rampa Velha”, de Luís Bulcão, recebe a interpretação de Gabriel Melônio; Roberto Brandão dá vida a “Procissão de São Pedro” de Zé Pereira Godão; “Nova Rampa” recebe a interpretação do seu próprio autor, Arthur Santos, e finalizando Wellington Reis canta “Kepha” de autoria dele.

O CD “Ladainha e Canções à São Pedro” tem produção independente, gerado através de recursos próprios do autor, e tem caráter beneficente. O propósito é fazer com que essas músicas possam circular nos mais diversos espaços, com distribuição nos canais de comunicação, principalmente, nas rádios do Maranhão.

Todo a renda atribuída com a venda do CD (R$ 20) será 100% destinada às ações sociais da Paróquia da Capela de São Pedro, Madre Deus. Na Capela de São Pedro, o CD pode ser comprado às quintas-feiras, das 18h30 às 20h, e aos domingos, às 8h da manhã. Contatos via WhatsApp 98 98773-3455 (Regina).

A saber, é no largo da Capela de São Pedro na Madre Deus que acontece o ápice da temporada junina em São Luís do Maranhão. É o maior encontro popular dos mais variados grupos de bumba-meu-boi, sobretudo, de sotaque da Ilha e Zabumba, que, por devoção pedem a benção de São Pedro, no amanhecer do dia 29 de junho.

Sobre o Autor

Wellington Reis é cantor, compositor e gestor cultural. Em parceria com José Ignácio produziu o disco “Sotaque Maranhense na Arte de Cozinhar, recebendo inúmeros prêmios, inclusive, internacionais como o “CD mais criativo de Culinária no Mundo”. É autor da marchinha carnavalesca “O Gaguinho” de estrondoso sucesso, e fundador do bloco “Os Vagabundos do Jegue”.

O CD “Ladainha e Canções à São Pedro” tem produção independente, gerado através de recursos próprios do autor, e tem caráter beneficente. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias