Bebeu muito? Saiba o que fazer para acabar com a ressaca
Confira as dicas para ajudar nos sintomas mentais e físicos clássicos do dia seguinte.
Depois de dois anos sem eventos, em função da pandemia causada pelo Coronavírus, o estado foi liberado para comemorar a sua mais importante festa popular, o São João, com folguedos que se estendem pelos meses de junho e julho.
A expectativa era grande, e apesar de ainda haver as ameaças do Covid- 19, a população não se deixa intimidar e está participando, efetivamente, da vasta programação em prática por diversos arraiais, espalhados por toda São Luís e cidades do interior maranhense.
E, como toda festança que se preza, o São João do Maranhão não se faz somente com as delícias da gastronomia regional que atrai para os arraias, os nativos da cidade e os turistas oriundos de outros centros do país e até do exterior, mas, também com muitas bebidas que vão desde a maranhense Magnífica, cerveja fabricada com mandioca, às outras marcas, assim como as bebidas chamadas “quentes” devido aos seu alto teor alcoólico, como a nossa tradicional tiquira, também feita de mandioca e as mais sofisticadas como uísque, vodkca, gin, conhaque e outras, vinhos, sem esquecer as cachaças da terra e as importadas de Minas Gerais e de outros estados, considerando-se também os saborosos coquetéis elaborados com frutas regionais.
Tudo muito bom, mas motivados pela euforia causada pela beleza das apresentações dos grupos da nossa cultura popular que tem como seu “carro chefe” os cordões de bumba-bois dos diversos estilos ou sotaques e outras brincadeiras, a adrenalina vai às alturas e os excessos acontecem. Passada a euforia, vem o pior na manhã seguinte: a ressaca.
Um conjunto de sintomas mentais e físicos devido ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas e resulta em desidratação, aumento da atividade do fígado para eliminar o excesso de álcool do sangue e alterações do sistema nervoso devido à hipoglicemia induzida pelos altos níveis de álcool circulantes.
Conforme a nutricionista Mariluce Tayres Pinto Ferreira, a ressaca é causada pelo consumo de bebidas alcoólicas em exagero.
Ela aconselha moderação no consumir da bebida alcoólica, e para minimizar os efeitos do excesso, jamais se deve beber com o estomago vazio, sendo melhor fazer, antes, uma refeição e ficar beliscando petiscos durante o uso das bebidas, o que possibilitará a absorção mais lenta do álcool.
Mariluce Pinto aconselha também evitar misturas etílicas como cerveja com vinho, cachaça, vodkca e outras de teor alcoólico diferente que potencializa os efeitos do álcool no organismo, assim como deve-se beber bastante água, durante, após a bebedeira, visto que o álcool causa desidratação.
Também deve-se evitar ingestão de cafeína, pois ela pode contribuir para aumentar a desidratação. A alimentação deve ser leve, evitando-se gorduras.
O porquê da ressaca
Para ser eliminado pelo organismo, o álcool tem que ser transformado, no fígado, em ácido acético, mas antes disso precisa ser transformado em acetaldeído que é ainda mais tóxico que o álcool. Por conta da demora da sua transformação no fígado, o álcool e o acetaldeído continuam a circular no organismo até serem transformados em ácido acético.
O acetaldeído é uma substância tóxica que se deposita em vários órgãos do corpo, exercendo toxicidade e provocando assim os sintomas da ressaca. Além disso, o álcool faz com que seja eliminada mais água, podendo causar também desidratação.
Após o consumo de quantidades excessivas de álcool, o fígado não é capaz de metabolizar todo o álcool consumido, e o rim é incapaz de filtrar essa substância para que seja eliminada na urina e aí acontecem os sintomas: dor de cabeça forte, dor nos olhos e sensibilidade ao som e à luz, enjoo e vômito, mal-estar geral, dor no corpo, boca seca, falta de apetite, dor no estômago, não se lembrar do que aconteceu na noite anterior (amnésia alcoólica).
Não existe uma forma de tratamento para a ressaca, mas recomenda-se beber um copo de água para cada copo de bebida, para garantir a hidratação. É importante não beber sem estar alimentado.
Dicas para melhorar os sintomas da ressaca:
- Água de coco- O álcool causa efeito diurético e o excesso de idas ao banheiro faz com que o organismo elimine água e minerais. Para fazer essa reposição, o coco é super recomendado pois é rico em potássio, magnésio e sódio.
- Suco natural de frutas – O suco vai reidratar o organismo, desintoxicar e repor os micronutrientes.
- Ovo – Possui acetilcolina, um antioxidante que evita a lesão celular e melhora na recuperação do organismo, sendo completo em nutrientes, vitaminas e minerais.
- Água – O mais importante de todos. O álcool causa diurese e enquanto não houver a reposição da hidratação, o organismo continuará sentindo dificuldades em se recuperar. Por isso, a recomendação é consumir água antes, durante e após o consumo de álcool.
- Chá de gengibre – O mesmo pode auxiliar nos enjoos e náuseas trazendo bem-estar e recuperação mais agradável.
- Água com limão – Auxilia na recuperação da desidratação do corpo.
- As frutas com maior composição de água ajudam na hidratação e eliminação de toxinas.
Melão, melancia, morango e abacaxi são ótimas opções.