EM SÃO LUÍS

Lançamento nesta sexta-feira (13) do Fotolivro inspirado em obra de Josué Montello

O projeto é composto por um livro fotográfico, duas exposições fotográficas e tem a participação de 19 fotoclubistas.

O fotoclubista e um dos coordenadores do projeto, Júlio Magalhães, diz que foi um desafio participar do projeto São Luís sob a luz dos tambores pela necessidade de compatibilizar a visão de 19 fotógrafos diferentes a respeito da obra de Josué Montello. (Foto: Divulgação)

Será lançado nesta sexta-feira (13) às 18h no Blackswan, na Cohama, o fotolivro Tambores idealizado pelo Fotoclube Poesia do Olhar. A publicação faz uma releitura fotográfica da obra “Os Tambores de São Luís” do escritor maranhense, Josué Montello. Na ocasião, também será aberta uma das duas exposições que compõem o projeto, com imagens sobre a temática.

O livro tem apoio do Governo do Estado, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, patrocínio do Grupo Mateus e apoio da Casa Josué Montello , Editora Origem e Doc Brown.

“A ideia do projeto era unir literatura e fotografia. O Fotoclube procurou um escritor maranhense que mais representasse o estado do Maranhão, a sua cultura e seu povo por isso escolhemos o autor Josué Montello e a obra “Os Tambores de São Luís”, explica o presidente do Fotoclube João Maria Bezerra. 

O projeto é composto por um livro fotográfico, duas exposições fotográficas e tem a participação de 19 fotoclubistas, com formas diferentes de interpretar a obra e transformá-la em fotografia.

O coordenador executivo do projeto e diretor do Fotoclube,  Adriano Almeida,  relembra o quanto foi  desafiador produzir durante a Pandemia, pois toda a rotina teve que ser adaptada para tornar o trabalho possível. O resultado desse esforço será conhecido agora graças à paixão que os une.

“Nosso grupo é formado por profissionais de diversas áreas. Todos apaixonados por fotografia e que, para trabalhar juntos, tem que adaptar suas rotinas diárias. É tudo muito gratificante”, afirma.

Sobre o Poesia do Olhar

Foi fundado no ano de 2009, constituído sob a forma de uma associação sem fins lucrativos, atualmente com 35 (trinta e cinco) associados, unidos por uma mesma paixão: a fotografia. 

O clube tem como objetivo reunir os apaixonados pela fotografia, amadores ou profissionais com foco na realização de encontros, palestras, workshops, cursos, publicações, exposições, concursos, saídas fotográficas com finalidade desenvolver habilidades técnicas e artísticas de seus associados e promover a arte fotográfica no estado do Maranhão.

 A entidade nos últimos anos tem obtido destaque no cenário da fotografia nacional figurando entre os 10 melhores fotoclubes do Brasil conforme o bom desempenho de seus integrantes nas últimas Bienais de Arte Fotográfica da Confederação Brasileira de Fotografia – Confoto.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias