INCENTIVO

Inscrições abertas para edital 2022 CCVM de videodanças no projeto Dança Aqui

Este ano serão selecionados projetos de videodanças de, no máximo, três minutos, que serão exibidas numa mostra nos canais da instituição.

Lançado em 2019, o Dança Aqui foi criado para receber, nos espaços do CCVM, grupos de dança de rua de São Luís que não possuíam local próprio de ensaio. (Foto: Divulgação/Grupo Master Gilrs)

O Centro Cultural Vale Maranhão lançou nesta terça-feira (10) a edição 2022 do edital Dança Aqui. Este ano, mais uma vez serão selecionados projetos de videodanças de, no máximo, três minutos, que serão exibidas numa mostra nos canais da instituição.

Serão aceitas propostas de todos os estilos de danças possíveis: balé, contemporâneo, danças urbanas, jazz, cultura popular, stiletto, vogue, salão etc. Ao todo, 7 propostas serão selecionadas.

Podem se inscrever artistas maranhenses da dança e, também, do audiovisual, desde que desenvolvam projetos voltados à arte do movimento.

“As videodanças produzidas em 2021 apresentaram uma excelente qualidade coreográfica, estética e de produção, por isso optamos por manter o edital neste formato, incentivando artistas a investigarem as possibilidades infinitas existentes na união entre as linguagens da dança e do audiovisual”, afirma Calu Zabel, curador de dança do CCVM.

A chamada pública é um dos principais editais de incentivo aos profissionais da dança no estado. “O Dança Aqui abre portas para que possamos criar com qualidade, dando o devido reconhecimento e visibilidade aos artistas maranhenses, reforçando nossa profundidade, potência e estilos. É uma ferramenta importante de realização e acervo para a dança maranhense”, conta a bailarina Rebeca Carneiro, contemplada no edital em 2021.

Os interessados devem acessar o regulamento disponível no site da instituição (www.ccv-ma.org.br). As inscrições estão abertas até o dia 12 de junho.

Sobre o Dança Aqui

Lançado em 2019, o Dança Aqui foi criado para receber, nos espaços do CCVM, grupos de dança de rua de São Luís que não possuíam local próprio de ensaio. Durante quatro meses, os grupos realizaram as atividades nas salas da instituição, além de participarem de oficinas e workshops com artistas de dança reconhecidos nacionalmente.

Ao fim do período de residência artística, os bailarinos apresentaram o resultado das criações na Mostra Dança Aqui, dentro do Festival Kebrada. Em 2020, por conta da pandemia de COVID-19, o programa se adaptou à nova realidade de distanciamento e atividades virtuais, com a proposta de criação de vídeos sobre as histórias e as danças dos grupos, fortalecendo a conexão entre as linguagens dança e audiovisual.

As peças fílmicas foram exibidas no canal do CCVM no Youtube e nas redes sociais da instituição no começo do ano.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias