LGBTFOBIA não é opinião, é crime

Acontece em São Luís a Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTfobia

O evento será de 16 a 20 de maio, com o objetivo de fomentar respeito à diversidade e debater mecanismos importante e garantia de direitos.

O relator do PL é o deputado federal Pastor Eurico (PL-PE). (Foto: Reprodução/Internet)

No período de 16 a 20 de maio será realizada a Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTFobia, uma iniciativa que visa fomentar o respeito à diversidade, debater mecanismos importante para a garantia dos direitos da população LGBTQIA+ e para o fortalecimento da democracia.

O mês de maio foi escolhido por ocasião do Dia Mundial de Luta contra a LGBTfobia, comemorado no dia 17 de maio, que marca a luta e também celebra as vitórias já conquistadas deste seguimento da sociedade.

Com o tema “LGBTFOBIA não é opinião, é crime! – Aprovação do Plano Estadual De Politicas Publicas Já!!!”, o evento  é uma realização da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop), em parceria com o Tribunal de Justiça do Maranhão (TJ/MA), por meio do Comitê de Diversidade; Conselho Estadual dos Direitos das Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais (CEDLGBT) e Fórum ONG LGBT do Estado do Maranhão.

A abertura da semana será realizada em São Luís, no dia 16 de maio, no Auditório do Edifício João Goulart, às 8h30. Além da Sedihpop e do TJ/MA, a atividade contará com a presença de representantes das secretarias de estado de Saúde (SES) e Segurança Pública (SSP); Defensoria Pública do Estado do Maranhão (DPE/MA).

Estarão presentes também Comissão da Diversidade da Ordem dos Advogados (OAB/MA), Conselho Estadual LGBT e Fórum Estadual LGBTI+. Na oportunidade será realizado o Lançamento do Boletim da Violência Letal LGBTI+ do Maranhão, uma produção do Observatório de Políticas Públicas LGBTI+ do Maranhão.

A secretária de Estado dos Direitos Humanos e Participação Popular, Amanda Costa, destaca a importância de trazer para o debate sobre um tema ainda tão estigmatizado, mas que está muito presente na vida das pessoas.

“A Semana tem um papel pedagógico, de promover o debate, a reflexão e possibilitar falar sobre LGBTfobia, sobre os direitos da comunidade LBGTQIA+ e discutir mecanismos para o enfrentamento dessa violência no Maranhão. Dessa forma reafirmamos o nosso compromisso de  de combater quaisquer tipo de violência em decorrência da orientação sexual e das identidades de gênero e fomentamos uma cultura de paz.”, destacou Amanda Costa.

De 17 a 20 de maio as atividades acontecerão no interior do estado, em parceria com organizações da sociedade civil, nos municípios de Bacabal, Pindaré Mirim, Santa Inês, Caxias, Aldeias Altas, Raposa e Cururupu.

O encerramento oficial das atividades será realizado no dia 20, com Ato Show de Denúncia Contra a LGBTIfobia, a partir das 18h, na Praça Nauro Machado, na Praia Grande.

Veja a programação abaixo:

Dia 16/05

São Luís

Abertura da Semana Estadual de Enfrentamento a LGBTfobia.

Local: Auditório do Edifício João Goulart – AV. Dom Pedro II Centro Histórico

Horário: 8h30

De 17 a 20/05

Bacabal
Ato Público alusivo Ao Dia Internacional Contra LGBTIfobiaHorário: 8h30 às 17h Local- IEMA

Pindaré Mirim

Roda de Diálogo Sobre Estratégia de Enfretamento a LGBTIfobia

 Horário: 15h às 18h

Santa Inês

Realização de Panfletagem em diversos locais da cidade

Horário: 9h

Dia 18/05

Caxias

Seminário Municipal de Enfretamento a LGBTIfobia 

Horário 8h30 às 12h

Aldeias Altas

Ato Público Contra LGBTIfobia

Horário: 15h às 18h

Dia 19/05

Raposa 

Roda de Dialogo População LGBTI e o Enfretamento a LGBTIfobia

Horário 15h às 17h

Dia 20/05

São Luís

Encerramento Ato Show de Denúncia Contra a LGBTIfobia

Horário 18h às 22h

Local: Praça Nauro Machado

Dia 21/05

Cururupu

Seminário Municipal Politicas Publica e População LGBTI+ 

Horário: a definir

A abertura da semana será realizada em São Luís, no dia 16 de maio, no Auditório do Edifício João Goulart, às 8h30. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias