EM SÃO LUÍS

Músico Jayr Torres faz show em homenagem ao dia internacional do Jazz

Show será neste sábado (30) a partir das 17h, no Shopping da Ilha.

O projeto Sexta Musical teve início em 2005, idealizado pelo músico Jayr Torres. (Foto: Arquivo pessoal)

Neste sábado (30), no dia que é comemorado o Dia Internacional do Jazz, acontece o ‘Sexta Musical Jazz’ que será realizado no Shopping da Ilha, às 17h, com destaques e participação do músico Jayr Torres, considerado um dos expoente do gênero musical em São Luís.

Em entrevista para O Imparcial, Jayr Torres deu detalhes de como será o repertório do show para os convidados e sobre as músicas autorais.

“Vamos executar músicas brasileiras como os dos cantores (Milton Nascimento, Tom Jobim), e músicas tradicionais de Jazz americano, além de músicas maranhenses com arranjos voltado para o Jazz, ” disse o músico.

O projeto Sexta Musical teve início em 2005, idealizado por Jayr Torres. O projeto acontecia nas tardes de sexta-feira, inicialmente no espaço da Escola de Música do Maranhão, estendendo-se para apresentações em locais de acesso ao público, como praças, anfiteatros, faculdades, universidades e cidades do Maranhão.

O objetivo do show deste sábado é levar ao público uma forma não convencional de ouvir e apreciar música, já que, segundo o guitarrista ainda falta muita opção para quem quer ouvir Jazz, por exemplo.

Talvez por isso o show seja de grande importância para São Luís. “Minha definição para a apresentação é uma apresentação de bom gosto musical, vou tocar música minha autoral e os arranjos são meus também das versões”, finaliza.

Dia Internacional do Jazz

A data foi criada pela UNESCO e anunciada pelo pianista e embaixador da boa vontade da UNESCO, Herbie Hancock. Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez, o Dia Internacional do Jazz.

A comemoração tem como objetivo lembrar a importância deste gênero musical e o seu contributo na promoção de diferentes culturas e povos ao longo da história. O jazz está associado à luta pela liberdade e à abolição da escravatura.

Para promover o dia, diversos concertos de jazz são promovidos por escolas, grupos e músicos, com intuito de apresentar à população este gênero musical. O jazz é um estilo musical que apela à criatividade e à improvisação.

Foi em 2012 que se celebrou pela primeira vez, o Dia Internacional do Jazz. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias