CELEBRAÇÃO

Boi de Maracanã retorna aos terreiros e lança novas toadas

O centenário Boi de Maracanã acenderá sua fogueira a partir desse domingo (17), em celebração à Páscoa

O grupo folclórico fará uma grande apresentação em sua sede, na estância urbana que dá nome ao grupo, recebendo, também, Yara Brenda & Ricardo Lobo. (Foto: Divulgação)

Um dos mais emblemáticos grupos de bumba meu boi do Maranhão está na concentração para retornar aos terreiros juninos. O centenário Boi de Maracanã acenderá sua fogueira a partir desse domingo (17), em celebração à Páscoa, com mais uma edição da “Cantoria do Boi de Maracanã”, oportunidade em que lançará novas toadas, dando o pontapé inicial para as festas juninas.

O grupo folclórico fará uma grande apresentação em sua sede, na estância urbana que dá nome ao grupo, recebendo, também, Yara Brenda & Ricardo Lobo. “É um evento já tradicional em nosso calendário e que marca as primeiras movimentações para os festejos juninos”, disse a presidente do grupo, Maria José de Lima Soares.

Segundo ela, desta vez, com entusiasmo ainda maior pelo fato de que a festa passou dois anos sem poder ser realizada. “Todos nós estamos muito felizes e ansiosos para comemorar o São João”, disse a presidente do grupo”, disse.

Maracanã, formado por 45 índias, 26 caboclos de pena e 70 caboclos de fita (rajados), é comandado pelos cantadores Ribinha de Maracanã, Humberto Filho e Emanuel Vitor. Além da festa deste sábado, o batalhão voltará a se reunir no dia 21, para a gravação do Auto do Bumba Meu Boi dentro de um projeto capitaneado pelo Museu do Audiovisual do Maranhão (Mavam). A gravação acontecerá na sede, às 16h.

De acordo com Jhonatan Oliveira, da equipe de comunicação do grupo folclórico, a comunidade está alegre pelo fato de o governo estadual ter anunciado que, este ano, os festejos juninos avançarão para o mês de julho.

“Chegamos a nos reunir com o então secretário de Estado da Cultura, Anderson Lindoso, que nos deu essa maravilhosa notícia. Vai ser uma grande festa, sem dúvida”, disse Jhonatan Oliveira.

Na sede do Boi de Maracanã, os projetos voltados para a comunidade não param e acontecem paralelamente à confecção de indumentárias. Nas sextas e sábados, por exemplo, é realizado o “Arte da Nossa Gente”, aos cuidados do Laborarte com apoio do deputado Bira do Pindaré e patrocínio da Prefeitura de São Luís.

As oficinas de dança popular e de percussão também continuam nas sextas-feiras, das 9h às 11h (dança), e das 14h às 17h (percussão), e aos sábados, das 11h30 às 15h (percussão), e das 15h às 17h (dança), prosseguindo até o mês de maio.

Na sede do Boi de Maracanã, os projetos voltados para a comunidade não param e acontecem paralelamente à confecção de indumentárias. (Foto: Divulgação)
VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias