A obra “Noite sobre Alcântara”, será relançada nessa quinta-feira (17), em São Luís
Premiado romance de Josué Montello estava esgotado e é considerado uma obra prima da literatura brasileira.
Considerado uma verdadeira obra – prima de Josué Montello, o premiado romance “Noite sobre Alcântara”, será relançado, numa iniciativa da Casa de Cultura Josué Montello / CCJM e Casa do Autor Maranhense, e graças ao patrocínio da Equatorial Maranhão, via Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
Esse relançamento acontece na semana em que completaram-se os 16 anos do falecimento do autor, um dos mais importantes da literatura brasileira e mundial. Uma ação que ajuda a manter viva sua memória literária e que consiste em um verdadeiro presente para as novas gerações de leitores e estudantes da literatura.
O evento de lançamento acontece na sede da Casa de Cultura Josué Montello, na Rua das Hortas, N. 327 no Centro; nessa quinta-feira (17) às 18H. Na programação, uma mesa redonda reunindo escritores e exposição de painéis sobre a obra.
À frente do evento estão os parceiros e responsáveis por esta terceira edição, a gestora da Casa de Cultura Josué Montello e bibliotecária Joseane Souza e o escritor Wilson Marques, representando a Casa do Autor Maranhense.
Segundo a bibliotecária e gestora da Casa de Cultura Josué Montello, Joseane Souza, o evento de lançamento é aberto ao público, e vai contar com uma mesa de escritores convidados para este momento marcante na literatura maranhense.
Os acadêmicos José Neres, Agamenon de Jesus e Dino Cavalcante irão comentar a importância da obra e falar sobre as características desse romance, que é um dos mais premiados no conjunto da obra Montelliana, além de sucesso também em vários idiomas.
O romance se passa em Alcântara, um reduto da aristocracia maranhense no século XIX, e narra a posterior decadência da cidade, em decorrência da abolição da escravatura e proclamação da República.
Considerado um dos mais importantes romances escritos por Josué Montello, o livro foi traduzido para o sueco, italiano e também publicado em Portugal. Nele, a rotina alcantarense é contada no romance através do diário da personagem Maria Olívia.
“Aos poucos a falta de dinheiro vai reduzindo a nobreza a mendigos, miséria temperada pelo orgulho e pela soberba. A rotina da cidade é descrita no diário de Maria Olívia, assim como seu amor desenvontrado por Natalino” enfatiza Joseane Souza.
Eis um pequeno trecho, que mostra a estética especial do autor no texto, que é quase poesia: “Quando esta geração passar, e outra vier, e mais outra, talvez só haja ruínas onde ainda hoje se alteiam os velhos sobrados de Alcântara, rodeados de silêncio e solidão. Vejo de perto, mais uma vez, a resignada cidade imperial”.
A atual edição é a que também tem o título definido. Em sua edição original de 1978 o título era “A Noite sobre Alcântara”. Já na segunda edição, em 1984, a obra veio com o título que será repetido agora, sem o “a”.
Em entrevista, o escritor Wilson Marques, que também representa a Casa do Autor Maranhense, fala sobre a importância do relançamento do livro.
Fale sobre esse projeto de relanças “Noite sobre Alcântara”?
Wilson Marques: O relançamento dessa, que é uma obra prima de Josué Montello e tão importante para a literatura, foi uma iniciativa da Casa do Autor Maranhense em parceria com a Casa de Cultura Joué Montello, e que só foi possível graças ao patrocínio da Equatorial Energia através da Lei Estadual de Incentivo à Cultura. Vale destacar que nosso patrocinador, a Equatorial Maranhão, também já esteve presente em outros momentos importantes da nossa literatura, a exemplo do relançamento do livro Os Tambores de São Luís, a obra mai importante de Josué Montello, e um dos romances mais importantes da literatura brasileira. É uma alegria imensa poder realizar esse tipo de projeto e formar novos leitores.
Como será o lançamento da obra na quinta-feira (17)?
Wilson Marques: O evento de lançamento será na Casa de Cultura Josué Montello na R. da Hortas, às 18H, e a gente espera poder encontrar muita gente interessada em literatura, para comemorarmos e saudarmos a chegada dessa nova edição. Vale lembrar que, tanto Noite sobre Alcântara, quanto O Tambores de São Luís são obras importantes e que estavam fora de catálogo, esgotadas. E esse esforço foi exatamente para devolver esse livro às mãos dos leitores, muitos deles ávidos por uma oportunidde de poder voltar a ler um livro tão raro como esse, e tão importante também para a nossa literatura.
O que você destaca nesse premiado romance “Noite sobre Alcântara”?
Wilson Marques: A obra de Josué Montello é importantíssima para a literatura do Maranhão e do país inteiro, e Noite sobre Alcântara tem vários aspectos que podemos destacar. Eu quero ressaltar o fato histórico, o romance se passa na cidade de Alcântara em um momento angustiante e fundamental para aquela cidade, que foi a decadência de toda a cidade e de todo um momento econômico do país; que se deu com a abolição da escravatura, e a aproximação da Proclamação da República. Essa foi uma era dramática para a elite alcantarense, que viu a cidade cair, sem ter perspectivas do que ia acontecer no futuro. Esse livro retrata muito bem esse momento histórico. Acho que é um livro que deve ir para as mãos de todos os estudantes, dos jovens, para que possam conhecer melhor a nossa história, através da grande literatura de Josué Montello. Além disso, este é um livro saborosíssimo de se ler, é aquele livro que você começa a ler e que não quer mais parar até chegar à última página. Fica portanto o convite a todos, para que leiam esse livro, e nos prestigiem nesse relançamento de uma obra tão rara e importante.