cinema

Indicados ao Oscar 2022: saiba onde assistir a todos os filmes

Segundo especialistas, Ataque dos Cães é o favorito ao prêmio principal de melhor filme do ano.

Filme Ataque do Cães é o favorito ao prêmio principal do OSCAR 2022. (Foto: Divulgação).

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas anunciou nesta terça-feira (08/02) os indicados em 23 categorias do Oscar de 2022, prêmio que será entregue em cerimônia no dia 27/03.

O longa Ataque dos Cães lidera a 94ª edição do Oscar com 12 indicações, seguido de Duna (10 indicações), Belfast (7 indicações), Amor, Sublime Amor (7 indicações), King Richard: Criando Campeãs (6 indicações), Drive My Car (4 indicações), Beco do Pesadelo (4 indicações) e Não Olhe Para Cima (4 indicações).

Segundo especialistas, Ataque dos Cães é o favorito ao prêmio principal de melhor filme do ano. O faroeste da diretora neozelandesa Jane Campion (indicada a melhor direção) gira em torno de um rancheiro (Benedict Cumberbatch) que atormenta a nova mulher (Kirsten Dunst) do irmão (Jesse Plemons) e o filho dela (Kodi Smit-McPhee). Os quatro atores foram indicados ao Oscar.

O curta-metragem do diretor brasileiro Gustavo Milan, Seiva Bruta (Under the Heavens), sobre desafios enfrentados por imigrantes venezuelanos no Norte do Brasil, chegou à lista de 15 pré-indicados em sua categoria, mas não ficou entre os cinco indicados.

Veja abaixo a lista completa de indicados e onde é possível assisti-los no Brasil (cinemas ou plataformas de streaming).

Melhor Filme

– Belfast (nos cinemas em 10/03)

– Ataque dos Cães (Netflix)

– King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)

– Licorice Pizza (nos cinemas em 17/02)

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)

– CODA – No Ritmo do Coração (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)

– Não Olhe Para Cima (Netflix)

– Amor, Sublime Amor (nos cinemas)

– Drive My Car (sem previsão de estreia)

– O Beco do Pesadelo (nos cinemas)

Melhor Direção

– Jane Campion — Ataque dos Cães (Netflix)

– Kenneth Branagh — Belfast (nos cinemas em 10/03)

– Paul Thomas Anderson — Licorice Pizza (nos cinemas em 17/02)

– Ryûsuke Hamaguchi — Drive My Car (sem previsão de estreia)

– Steven Spielberg — Amor, Sublime Amor (nos cinemas)

Melhor Ator

– Will Smith — King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)

– Benedict Cumberbatch — Ataque dos Cães (Netflix)

– Andrew Garfield — Tick, Tick… Boom! (Netflix)

– Denzel Washington — A Tragédia de Macbeth (Apple TV Plus)

– Javier Bardem — Being the Ricardos (Prime Video)

Melhor Atriz

– Nicole Kidman — Being the Ricardos (Prime Video)

– Jessica Chastain — Os Olhos de Tammy Faye (sem previsão de estreia)

– Olivia Colman — A Filha Perdida (Netflix)

– Penélope Cruz — Mães Paralelas (nos cinemas)

– Kristen Stewart — Spencer (nos cinemas)

Melhor Ator Coadjuvante

– Kodi Smit-McPhee — Ataque dos Cães (Netflix)

– Troy Kotsur — CODA – No Ritmo do Coração (Prime Video, Google Play, Apple iTunes, Looke)

– Ciarán Hinds — Belfast (nos cinemas em 10/03)

– J.K. Simmons — Being the Ricardos (Prime Video)

– Jesse Plemons — Ataque dos Cães (Netflix)

Melhor Atriz Coadjuvante

– Ariana DeBose — Amor, Sublime Amor (nos cinemas)

– Kirsten Dunst — Ataque dos Cães (Netflix)

– Aunjanue Ellis — King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)

– Judi Dench — Belfast (nos cinemas em 10/03)

– Jessie Buckley — A Filha Perdida (Netflix)

Melhor Roteiro Adaptado

– Jane Campion — Ataque dos Cães (Netflix)

– Sian Heder — CODA – No Ritmo do Coração (Prime Video, Google Play, Apple TV Plus, Looke)

– Maggie Gyllenhaal — A Filha Perdida (Netflix)

– Ryûsuke Hamaguchi, Takamasa Oe — Drive My Car (sem previsão de estreia)

– Jon Spaihts, Denis Villeneuve, Eric Roth — Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)

Melhor Roteiro Original

– Kenneth Branagh — Belfast (nos cinemas em 10/03)

– Adam McKay — Não Olhe Para Cima (Netflix)

– Paul Thomas Anderson — Licorice Pizza (nos cinemas em 17/02)

– Zach Baylin — King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)

– Eskil Vogt e Joachim Trier — A Pior Pessoa do Mundo (sem previsão de estreia)

Melhor Animação

– Encanto (Disney Plus)

– Os Mitchell contra as Máquinas (Netflix, Google Play, Claro Video, Microsoft Store, Apple iTunes)

– Flee – A Fuga (sem previsão de estreia)

– Luca (Disney Plus)

– Raya e o Último Dragão (Disney Plus)

Melhor Filme Estrangeiro

– Drive My Car (sem previsão de estreia)

– Flee – A Fuga (sem previsão de estreia)

– A Pior Pessoa do Mundo (sem previsão de estreia)

– A Mão de Deus (Netflix)

– Lunana: A Yak in the Classroom (sem previsão de estreia)

Melhor Documentário

– Summer of Soul (Telecine Plus)

– Flee – A Fuga (sem previsão de estreia)

– Ascension (sem previsão de estreia)

– Attica (sem previsão de estreia)

– Writing with Fire (sem previsão de estrei

Melhor Fotografia

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Greig Fraser

– O Beco do Pesadelo (nos cinemas) — Dan Laustsen

– Ataque dos Cães (Netflix) — Ari Wegner

– A Tragédia de Macbeth (Apple TV Plus) — Bruno Delbonnel

– Amor, Sublime Amor (nos cinemas) — Janusz Kaminski

Melhor Design de Produção

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Patrice Vermette (designer de produção), Zsuzsanna Sipos (decoradora de set)

– O Beco do Pesadelo (nos cinemas) — Tamara Deverell (designer de produção), Shane Vieau (decorador de set)

– A Tragédia de Macbeth (Apple TV Plus) — Stefan Dechant (designer de produção), Nancy Haigh (decoradora de set)

– Amor, Sublime Amor (nos cinemas) — Adam Stockhausen (designer de produção), Rena DeAngelo (decoradora de set)

– O Ataque dos Cães (Netflix)

Melhor Montagem

– Não Olhe Para Cima (Netflix) — Hank Corwin

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Joe Walker

– Ataque dos Cães (Netflix) — Peter Sciberras

– King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)

– Tick, Tick… Boom! (Netflix) — Andrew Weisblum e Myron Kerstein

Melhor Figurino

– Cruella (Disney Plus) — Jenny Beavan

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Jacqueline West e Robert Morgan

– O Beco do Pesadelo (nos cinemas) — Luis Sequeira

– Amor, Sublime Amor (nos cinemas) — Paul Tazewell

– Cyrano (nos cinemas em 31/03) — Massimo Cantini Parrini e Jacqueline Durran

Melhor Maquiagem e Penteado

– Cruella (Disney Plus) — Nadia Stacey, Carolyn Cousins

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Donald Mowat, Love Larson, Eva von Bahr

– Os Olhos de Tammy Faye (sem previsão de estreia) — Linda Dowds, Stephanie Ingram, Justin Raleigh

– Casa Gucci (nos cinemas) — Jana Carboni, Giuliano Mariano, Göran Lundström

– O Príncipe Volta a Nova York (Prime Video)

Melhor Trilha Sonora

– Não Olhe Para Cima (Netflix) — Nicholas Britell

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas) — Hans Zimmer

– Encanto (Disney Plus) — Germaine Franco

– Ataque dos Cães (Netflix) — Jonny Greenwood

– Mães Paralelas (nos cinemas) — Alberto Iglesias

Melhor Canção

– Dos Oruguitas — Encanto (Disney Plus)

– Somehow You Do — Quatro Dias a Teu Lado (Google Play, Claro Video, Apple iTunes, Looke)

– Be Alive — King Richard: Criando Campeãs (HBO Max, Now, Apple iTunes, Looke, Google Play, Microsoft Store)

– 007: Sem Tempo Para Morrer — 007: Sem Tempo Para Morrer (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)

– Down To Joy — Belfast (nos cinemas em 10/03)

Melhor Som

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)

– 007: Sem Tempo Para Morrer (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)

– Ataque dos Cães (Netflix)

– Amor, Sublime Amor (nos cinemas)

– Belfast (nos cinemas em 10/3)

Melhores Efeitos Visuais

– Duna (HBO Max, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store e cinemas)

– Free Guy (Star Plus)

– Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (Disney Plus)

– Homem-Aranha: Sem Volta para Casa (nos cinemas)

– 007: Sem Tempo Para Morrer (Now, Apple iTunes, Google Play, Microsoft Store)

Melhor Animação Curta-Metragem

– Affairs of the Art (sem previsão de estreia)

– A Sabiá Sabiazinha (Netflix)

– The Windshield Wiper (sem previsão de estreia)

– Bestia (sem previsão de estreia)

– Boxballet (sem previsão de estreia)

Melhor Curta-Metragem

– The Long Goodbye (sem previsão de estreia)

– Ala Kachuu – Take and Run (sem previsão de estreia)

– The Dress (sem previsão de estreia)

– On My Mind (sem previsão de estreia)

– Please Hold (sem previsão de estreia)

Melhor Documentário Curta-Metragem

– The Queen of Basketball (sem previsão de estreia)

– Three Songs for Benazir (Netflix)

– When We Were Bullies (sem previsão de estreia)

– Audible (sem previsão de estreia)

– Lead Me Home (sem previsão de estreia)

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias