São Luís ganhará mais quatro ‘Murais da Memória’
A proposta também vai possibilitar a produção de um livro (documental) contando a história do projeto ‘Amo, Poeta e Cantador’
Durante o mês de novembro, a cidade de São Luís, vai ganhar mais quatro ‘Murais da Memória’ que vão ser grafitados pelas mãos do artista plástico Gil Leros. O projeto ‘Amo, Poeta e Cantador’ teve a proposta aprovada no Edital da Lei Aldir Blanc, que vai possibilitar a realização dos novos murais ainda neste ano de 2021.
Na nova etapa do projeto, serão homenageados os ‘amos, poetas e cantadores’, do Bumba meu Boi de Santa Fé, Maracanã, Nina Rodrigues, e Boi da Madre Deus. Esta proposta também vai possibilitar a produção de um livro (documental) contando a história do projeto, entrelaçadas com as histórias dos mestres de Bumba meu Boi que estão sendo homenageados nos murais.
Nesta quinta-feira (04), o artista Gil Leros começa o ‘Mural da Memória’, onde vai homenagear o mestre Antônio Ribeiro, conhecido meio artístico como ‘Tonico’, presidente do Bumba meu Boi de Santa Fé, que há aproximadamente 50 anos tem uma vida dedicada à cultura maranhense. O mural vai ser construído na sede da brincadeira, no bairro Fé em Deus, localizado próximo ao Centro de São Luís.
O livro será lançado logo após a confecção dos murais, por plataforma online, através de uma roda de conversa. A proposta é reproduzir ainda 500 exemplares para serem entregues/ doados em escola, pontos de cultura e instituições culturais do Brasil.