O festival “Eita Piquena Arteira” volta para uma nova edição
Ao longo de 7 edições, o EPA ampliou essas vozes que compõem o fazer cultural e artístico de São Luís
Idealizado pelo grupo maranhense Afrôs, em 2010, o EPA (Eita Piquena Arteira) é um festival que nasceu com o intuito de projetar na cena cultural maranhense o trabalho artístico das mulheres que produzem pela cidade. Na ausência de um evento realizado por e para mulheres no Dia Internacional da Mulher (8 de março), o EPA surgiu coletivamente como esse espaço de fomento à cultura, à arte e às questões sociais que permeiam o universo feminino.
Ao longo de 7 edições, o EPA ampliou essas vozes que compõem o fazer cultural e artístico de São Luís. Em 2021, “Eita Piquena Arteira” está de volta para sua oitava edição celebrando esse universo feminino – com shows, oficinas e rodas de conversa com a temática feminina/feminista no centro das atenções.
Com a identidade visual assinada pela artista visual Silvana Mendes, o festival resgata suas raízes que vão desde a concepção visual até o seu fazer durante a realização do evento. O EPA acontecerá nos dias 22, 23 e 25 de novembro nos formatos: online e presencial. Os detalhes sobre os formatos e a programação completa serão divulgados em breve.
A realização dessa edição é da Pretah Consultoria e Projetos e do grupo Afrôs, através de recursos da Lei Federal nº14.017, por meio da Secretaria de Estado da Cultura do Maranhão – Edital nº 07/2021 – Conexão Cultural – Fomento a Projetos.
Mais de Afrôs
Afrôs é uma banda independente e autoral de São Luís que investe na musicalidade maranhense, indo da percussão aos vocais com essa versatilidade pulsante. Atualmente integra a banda Cris Campos Sereia, Fernanda Pretah, Hugo César, Fofo Black, Jânia Lindoso, Melannie Carolina e Rebeca Alexandre.