“Cidadania e Leitura” começa as atividade neste sábado
Programação diversificada começa às 16h, na Biblioteca Comunitária Maria Aragão, inaugurada pelo projeto na Vila Bacanga.
Atividades culturais diversificadas vão movimentar, neste mês de novembro e início de dezembro, o projeto “Cidadania e Leitura”, realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale.
A programação começa no sábado (13), às 16h, na Biblioteca Comunitária Maria Aragão, inaugurada pela iniciativa, mês passado, na Vila Bacanga. O roteiro destaca Contação de histórias, Oficina de Criação literária, teatro e brincadeiras populares, além de exposição de livros e Carro-Biblioteca, com seu rico acervo para leitura.
As atividades voltarão a ser desenvolvidas na terça-feira (16), às 9h, na Escola Cristo Rei (Vila Bacanga); e na terça-feira (23), às 16h, na Praça da Vila Embratel. “Essa é mais uma etapa no projeto que a SAB desenvolve para garantir o acesso de comunidades carentes aos bens culturais, especialmente ao livro, visando à formação de leitores críticos e livres”, declara Rosa Maria Ferreira Lima, bibliotecária e coordenadora do Projeto.
A iniciativa
O projeto “Cidadania e Leitura” visa fortalecer vínculos entre as comunidades de 13 bairros da microrregião da Vila Embratel e 15 da Vila Ariri. É realizado pela Sociedade de Amigos das Bibliotecas do Maranhão (SAB), em parceria com a Associação Comunitária do Itaqui-Bacanga (ACIB), com apoio da Lei Rouanet e patrocínio do Instituto Cultural Vale.
A iniciativa inaugurou a Biblioteca Maria Aragão, no dia 30 de outubro. O espaço foi trabalhado em todas as etapas, da concepção do projeto até a catalogação dos livros e inauguração, recebendo acervo de mil livros, mobiliário, equipamentos de informática e oficina de formação para os profissionais do espaço.