DIA NACIONAL DO LIVRO

Acervo de bibliotecas públicas do Maranhão é renovada

As obras fazem parte de estratégia adotada pelo Governo do Maranhão, que visa atualizar os acervos de todas as bibliotecas estaduais integradas ao Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão

A diretora da BPBL, Aline Nascimento, destaca que a aquisição de novos livros é um investimento inédito na história da biblioteca (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Neste Dia Nacional do Livro, a Biblioteca Pública Benedito Leite (BPBL), equipamento cultural que é vinculada à Secretaria de Estado da Cultura (Secma), renovou seu acervo literário com a aquisição de 100 novos títulos, entre obras de sociologia, política, filosofia e literatura infantil.

As obras fazem parte de estratégia adotada pelo Governo do Maranhão, que visa atualizar os acervos de todas as bibliotecas estaduais integradas ao Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão, coordenado pela BPBL. 

Segundo a diretora da BPBL, a bibliotecária Aline Nascimento, kits com os 100 títulos, adquiridos com recursos estaduais, serão distribuídos em todas as bibliotecas que integram o Sistema Estadual de Bibliotecas do Maranhão.

“Todos os municípios que são apoiados pelo Sistema Estadual de Bibliotecas vão receber esse mesmo kit com 100 títulos. São livros voltados para despertar o pensamento crítico da população, como parte da formação da cidadania”, detalha Aline Nascimento.

Entre as obras adquiridas estão: “Mulheres, raça e classe”, de Angela Davis; “Meu crespo é de rainha”, de Bell Hooks; “Feminismo e política”, de Luís Felipe Miguel e Flávia Biroli; “O Capital, vols. 1,2 e 3”, de Karl Marx; “Deslocamentos do feminismo”, de Maria Rita Kehl; “A escola e a letra”, de Flávio Aguiar e Og Dória, dentre outros. 

Além dessas aquisições, a BPBL fechará a compra de mais 230 títulos, no próximo mês de novembro, que passarão a compor o acervo de bibliotecas de Faróis do Saber espalhados em todas as regiões do Maranhão. Segundo a gestora Aline Nascimento, somente com a próxima compra, o investimento estadual previsto é de mais de R$ 1 milhão. Para a diretora da BPBL, nunca houve um investimento tão maciço em cultura literária na história da BPBL. 

Os novos títulos estão disponíveis para consulta local e até mesmo para empréstimo. Fechada no ano de 2020 por conta da pandemia de Covid-19, a BPBL reabriu suas portas ao público no dia 02 de agosto deste ano. Funcionando em horário integral, das 8h30 às 19h, a BPBL já reativou serviços como consulta local, empréstimo domiciliar, telecentro, sala de estudos, escritório de direitos autorais e apoio ao escritor maranhense. 

Entretanto, segundo a diretora da BPBL, protolocos sanitários em prevenção ao coronavírus – como o uso de máscaras e o distanciamento social – ainda são indispensáveis na rotina da biblioteca. 

A Incrível Máquina de Livros

O projeto A incrível Máquina de Livros chegou a São Luís com apoio da BPBL (Foto: Rodrigo Ribeiro)

Também com apoio da BPBL, chegou a São Luís o projeto móvel A incrível Máquina de Livros. Instalada na porta da BPBL, a iniciativa percorre o país incentivando a leitura por meio da “transformação” de livros usados em obras novas.

O serviço gratuito está disponível até esta sexta-feira (29), das 10h às 17h, e o funcionamento é bem simples: o participante insere na unidade móvel um livro novo ou usado, que já tenha lido e não queira mais, e aperta um dos dois botões para realizar a troca por um livro novinho. Pronto! O seu livro pode ser trocado por outro adulto ou infantil, dependendo de sua escolha, e tudo isso de forma gratuita. 

A máquina tem percorrendo várias cidades do Brasil e aqui em São Luís ela está acontecendo com a parceria da BPBL. Qualquer pessoa da comunidade pode trazer um livro literário em bom estado, mas não pode ser livro didático e nem gibi.

Além de São Luís e Piracicaba (SP), cidades aonde o projeto já chegou, ainda em 2021 a Incrível Máquina de Livros estará nas cidades de Teresina (PI), Fortaleza (CE), Recife (PE), Luziânia (GO), Brasília (DF), Caldas Novas (GO), Catalão (GO), Poços de Caldas (MG) e Andradas (MG).

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias