4 curiosidades sobre o Santo dos pobres e animais
São Francisco de Assis é um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana
Nesta segunda-feira (04) é comemorado o dia de São Francisco de Assis. A data homenageia um dos santos mais admirados pela comunidade católica romana, o padroeiro dos animais e da natureza, também conhecido por ser o santo dos pobres.
Ele nasceu em 1181 na cidade de Assis, na Itália. A família era rica. Mas Francisco fez voto de pobreza. E sempre compartilhou seus ganhos do comércio com os mais pobres. Fundou a Ordem dos Irmãos Mendigos de Assis, que se multiplicou no alto dos montes e no interior das cavernas. Não queria qualquer propriedade ou ganho. Queria sempre servir e ajudar.
São Francisco de Assis faleceu no dia 3 de outubro de 1226 e dois anos depois, recebeu sua canonização pelo papa Gregório IX. Na Itália, a igreja de São Francisco de Assis, na cidade de Assis, foi inaugurada em 1256. No local há um museu em homenagem ao santo.
Desta forma, separamos algumas curiosidades do Santo dos animais e necessitados, que não são tão conhecidos pelas pessoas.
Papa
Quando Jorge Mario Bergoglio (o papa atual) foi eleito para assumir o posto à frente da igreja, em 2013, optou por ser o primeiro a adotar o nome de Francisco. Apesar de ser jesuíta – e não franciscano – o pontífice considerou o forte exemplo do santo ao homenageá-lo.
São Francisco já foi da festa
Apesar de ter recebido o chamado, Francisco usufruía de muito bens materiais proporcionados pela riqueza do pai. Segundo a sua biografia histórica escrita por Tomás de Celano, era um jovem fanfarrão, que não gostava de estudar ou trabalhar, se comportava como um verdadeiro ‘playboy’ Idade Média, adorava a vida mundana, era apaixonado por roupas caras e da moda, bebia sem moderação e usava linguagem chula, além de ter modos vulgares.
O chamado
Em 1182, ouviu o chamado de Deus, que lhe falou de um crucifixo, na igreja de São Damião, enquanto orava. Ao contrário de outros santos e do próprio Jesus, Francisco escreveu muito ao longo de sua história e deixou diversos relatos, por isso, é mais fácil entender sua trajetória de conversão. Em um deles, intitulado “Testamento”, revela: “O Senhor concedeu a mim, irmão Francisco, que começasse a fazer penitência. Assim, quando eu vivia no pecado parecia-me muito amargo ver os leprosos, e o próprio Senhor conduziu-me entre eles e fui misericordioso”.
Santa Clara
Clara que vem a se tornar, Santa Clara, filha de nobres da cidade de Assis, foi uma das discípulas de São Francisco, ela fugiu de casa para abraçar o ideal de pobreza e de serviço de Francisco e seguiu seus passos na missão de espalhar o amor, a esperança e a humildade por todo o mundo.