MARANHÃO

Semana da Pessoa com Deficiência tem programação em São Luís e interior do estado

A programação será iniciada com apresentação dos estudantes do Grupo de Musicalidade do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta

Foto: Divulgação

Com o objetivo de promover debates, diálogos e reflexões acerca da qualidade do atendimento ao estudante com deficiência, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizará, a partir da próxima terça-feira (21) até o dia 28, a IX Semana da Pessoa com Deficiência, com o tema “Ressignificando o Direito de Aprender: Pessoa com Deficiência, Sujeito Motriz da Mudança”. A solenidade de abertura será virtual, com início às 9h, pelo canal do YouTube da Plataforma Gonçalves Dias.

A programação será iniciada com apresentação dos estudantes do Grupo de Musicalidade do Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAH/S) Joãosinho Trinta. Em seguida, a palestra da profa. Dra. Maria Teresa Eglér Mantoan, que discutirá propostas de inclusão no Brasil, a partir da temática: Base Nacional Comum Curricular, Educação Especial efetivando o direito de aprender. 

As atividades serão realizadas de forma presencial em escolas da rede estadual localizadas em São Luís e em diversos municípios maranhenses. Na capital, a programação será desenvolvida pelos Centros/Núcleo especializados da Educação Especial, de quarta (22) até sexta-feira (24), em diferentes unidades de ensino. Já nos municípios, a programação se estende até o dia 28, mobilizando escolas das regionais de Balsas, Bacabal, Caxias, Codó, Chapadinha, Itapecuru Mirim, Imperatriz, Rosário, Presidente Dutra, Timon e Zé Doca.

O encerramento da programação será no dia 28 (terça-feira), com o lançamento do Referencial de Educação Especial para Educação Básica, em live transmitida pelo canal da Seduc no YouTube, a partir das 10h. O documento trata da política de inclusão da Secretaria de Estado da Educação do Maranhão e os seus reflexos nos processos de socialização e de aprendizagem dos estudantes com deficiência, aprovado pelo Conselho Estadual de Educação do Maranhão para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores que atuam na Educação Especial. Com a especificidade da programação, a Seduc pretende promover o debate sobre a presença do estudante público-alvo da Educação Especial na sala de aula regular, tendo em vista os direitos de aprendizagem preconizados na legislação nacional.

A Semana da Pessoa com Deficiência é organizada pela Supervisão de Modalidades e Diversidades Educacionais (SUPMODE), em parceria com os Centros e Núcleo Especializados da Educação Especial da rede estadual de ensino, reunindo gestores, professores, segmentos sociais, representante do Ministério Público, pais, estudantes, técnicos e demais profissionais distribuídos nas Unidades Regionais de Educação do Maranhão.

Confira a programação da Semana da Pessoa com Deficiência no portal da Educação.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias