CORONAVÍRUS

No Maranhão

568
353095
309592
10120
MUSEU FERROVIÁRIO NA BEIRA-MAR

Vagão do Trem de Passageiros da Vale será novo atrativo turístico

O vagão integrou a frota do Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Carajás nas décadas de 80 e 90 e agora servirá como local de visitação e amostras.

Foto: Divulgação

Um vagão que circulou pela Estrada de Ferro Carajás durante as décadas de 80 e 90 foi doado pela empresa Vale ao Governo do Estado do Maranhão e passa a ser um novo atrativo para quem visitar o Museu Ferroviário, instalado na Beira-Mar, no centro, em São Luís.

Com 26 metros de extensão e 44 toneladas de peso, o vagão foi instalado hoje, 3, na área externa do Museu, prédio da antiga RFFSA (Rede Ferroviária Federal S.A.) e será totalmente restaurado pela mineradora até abrir as portas ao público, em dezembro.

A manobra de desembarque do vagão chamou atenção de quem passou pela avenida Beira- Mar e envolveu cerca de 30 colaboradores, equipamentos de grande porte, batedores e monitoramento de equipes de segurança do trabalho.

“O Maranhão é um dos poucos estados do Brasil a contar com um serviço de trem de passageiros regular. Esse vagão, além de embelezar o local, ajudar a contar sobre a importância das ferrovias, do papel social que elas desempenham, sobretudo aqui no Maranhão, com a Estrada de Ferro Carajás, que cruza 27 municípios entre o Maranhão e o Pará. Vê-lo exposto em um local de grande importância histórica para o estado, como é o Museu, significa dar continuidade à sua história, à história dos milhares de passageiros que já passaram por esse vagão”, celebra Vanessa Tavares, relações institucionais da Vale no Maranhão.

Parceria da Vale com o Museu Ferroviário

O Museu Ferroviário é uma iniciativa do Governo do Estado do Maranhão, por meio da Secretaria Estadual de Cultura, tendo a Vale como patrocinadora e parceira na concepção do espaço.

Situado em ponto turístico e de larga circulação de São Luís, o espaço passa a se tornar uma espécie de santuário da memória logística e ferroviária local, oferecendo ao visitante painéis sobre a antiga Rede Ferroviária do Maranhão, linha do tempo e rotas dos antigos bondes e ferrovias, experiências com óculos de realidade aumentada e outras exposições interativas.

Um dos destaques é a Estrada de Ferro Carajás, que é reconhecida atualmente como uma das ferrovias mais seguras e eficientes do Brasil e há 35 anos oferece às comunidades o serviço do Trem de Passageiros, que chega a transportar quase 300 mil pessoas por ano.

VER COMENTÁRIOS
Esportes
Entretenimento e Cultura
Concursos e Emprego
Polícia
Mais Notícias