SÃO LUÍS

Cidade patrimônio e histórica

Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos, que, remanescentes dos séculos XVIII e XIX, possuem proteção estadual e federal.

Foto: reprodução

Como uma homenagem a Rodrigo Melo Franco de Andrade (foto abaixo), um jornalista, escritor e advogado nascido dia 17 de agosto de 1898 em Belo Horizonte (MG) que passou parte de sua vida defendendo os patrimônios brasileiros, a data celebra os bens culturais do país e sua preservação.

Em 1937, Rodrigo assumiu a direção do Serviço do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (SPHAN) um ano após sua criação o que o levou a priorizar a proteção dos bens patrimoniais do país e deixar em segundo plano suas outras profissões.

Foto: reprodução

Os esforços de Rodrigo foram recompensados até que seu aniversário se tornou uma data para ser celebrada. Agora, com o nome de IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), o local que o jornalista passou grande parte de sua vida já possui 84 anos de existência e continua protegendo os bens brasileiros para gerações futuras.

O Centro Histórico de São Luís é um dos maiores exemplos de bens do país. Em 1974, a cidade foi tombada pelo IPHAN e tornada patrimônio mundial em 1997 pela UNESCO graças aos seus conjuntos de casarões seculares cobertos de azulejos portugueses e diversos prédios que residem no centro da ilha desde o século 18, junto com ruas traçadas de modos peculiares e desenhos geométricos marcantes. Entre as construções mais marcantes, estão o Teatro Artur Azevedo, a Igreja do Carmo e o Palácio dos Leões.

Foto: reprodução

Em toda a cidade, são cerca de quatro mil imóveis tombados: solares, sobrados, casas térreas e edificações com até quatro pavimentos, que, remanescentes dos séculos XVIII e XIX, possuem proteção estadual e federal.

O Centro Histórico é um exemplo de adaptação às condições climáticas da América do Sul equatorial. O conjunto delimitado pelo perímetro do tombamento federal, com cerca de mil edificações, possui imóveis de grande valor histórico e arquitetônico, a maioria civil, construídos do período colonial e imperial com características peculiares nas soluções arquitetônicas de tipologia, revestimento de fachadas e distribuição interna.

Nos últimos anos o programa de revitalização do Centro Histórico de São Luís (feitas pelo IPHAN em parceria com a Prefeitura e Governo do Estado) tem feito melhorias no Complexo Deodoro, Complexo João Lisboa, Rua Grande, Desterro, Fonte do Bispo, Aterro do Bacanga, Praça Pedro II, Praça da Misericórdia,  Praça da Saudade entre outras.

VER COMENTÁRIOS
Polícia
Concursos e Emprego
Esportes
Entretenimento e Cultura
Saúde
Mais Notícias