DESENHO

Animação sobre a medalhista olímpica Rayssa Leal é criada por crianças

20 alunos de uma escola em Campinas desenharam, narraram e produziram a animação com auxílio da plataforma digital De Criança Para Criança (DCPC).

Foto: Reprodução

A história da medalhista olímpica Rayssa Leal, de 13 anos, também conhecida como a “Fadinha” do skate, foi usada como inspiração para 20 alunos, de 7 a 10 anos, da turma de férias da Escola Progresso Bilíngue – unidade Taquaral, em Campinas, para produzirem em sala de aula uma animação sobre a temática das Olimpíadas. O resultado final pode ser visto abaixo.

A proposta foi conduzida pela professora Luisa Cassaniga com auxílio da metodologia utilizada pelo programa De Criança Para Criança (DCPC), em que o docente cria uma história com os alunos, que irão desenhar os elementos contidos nela.

A partir disso, as crianças gravam a história pelo celular e todo material produzido é enviado para a plataforma do DCPC, onde uma equipe de animadores irá desenvolver uma linda animação. Os temas das histórias são sempre escolhidos pelas crianças em conjunto com a professora sobre matérias dadas em sala de aula, ou fatos atuais.

Aprender e, ao mesmo tempo, desenvolver a criatividade, com o auxílio da tecnologia, é o foco do DCPC que propõe uma nova maneira de absorver o conteúdo de matérias da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

“Além de assimilar o conteúdo, a criança também tem sua criatividade estimulada, elas passam a ser protagonistas da aprendizagem e os personagens do imaginário infantil ganham vida ao fazerem parte das disciplinares escolares”, diz Vitor Azambuja, um dos criadores do DCPC.

O programa desenvolve desde 2015 um guarda-chuva de metodologias inovadoras em educação. A partir do Criando Juntos, principal frente do grupo, leva para as salas de aula um método que transforma o ensino convencional, colocando as crianças como protagonistas no centro da aprendizagem.

Os personagens do imaginário infantil ganham vida e passam a fazer parte das disciplinas escolares. A iniciativa já produziu mais de 800 animações a partir das histórias criadas por crianças, além de criar o EncicloKids, um espaço digital que separa por categorias (matemática, saúde, ciências, etc) os projetos realizados pelos alunos através da sua metodologia.

A proposta da plataforma, que já possui versões inglês e espanhol, é expandir os horizontes da educação e fazer com que esses conteúdos sejam vistos e compartilhados em todo o mundo. Além disso, objetiva que o aprendizado ultrapasse a fase escolar e possa contribuir com as futuras carreiras profissionais das crianças, tornando-as cidadãos mais preparados para as constantes mudanças do mundo. A atuação do DCPC está alinhada com a BNCC (Base Nacional Comum Curricular), abrangendo todas as competências dentro da sua metodologia Criando Juntos, com foco na educação infantil e no ensino fundamental I e II.

Crianças com baixo intelecto, algum tipo de autismo, baixa visão ou passando por algum tratamento de saúde, como câncer, também escrevem, desenham e gravam suas histórias. O “De Criança Para Criança” possibilita que todos participem, sem exclusão ou exceção, gerando assim um conteúdo totalmente inclusivo.

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